Gilberto Braga: Reajuste à vista

Mensalidade escolar deverá subir em torno de 10% em 2014

Por O Dia

Rio - A mensalidade escolar deverá subir em torno de 10% em 2014. A informação já deixa os pais preocupados. Sempre defendemos a Educação de qualidade, com salários dignos para professores e melhores condições nas escolas. Como o ensino público não é mais uma grande coisa, quem pode, matricula o filho em escola privada, em busca de estudo melhor.

Hoje está em curso o movimento sindical do magistério público por melhores condições de trabalho. Por isso, tudo o que acontece na escola pública tem reflexo na instituição particular.

Assim, qualquer reajuste de salário, pagamento de hora extraclasse e investimentos físicos impõem que a escola privada faça, pelo menos, o mesmo. Ou seja, a melhoria do ensino público induz ao aumento da mensalidade na particular. Ela, em teoria, deve remunerar os profissionais em condições superiores aos da rede oficial, daí se justificariam os reajustes. Além desses fatores, correção de insumos são computados na hora de se projetar o valor do ano seguinte.

O problema é que a grande maioria dos pais não teve e não terá os mesmos 10% de reajuste salarial. Manter filhos na escola particular significará aumentar os custos do orçamento familiar. Por isso, como vale a livre negociação no setor, é hora dos pais conversarem com as escolas sobre o quanto podem pagar. Negociar com bons argumentos é a melhor dica para manter o filho no colégio privado.

Professor de Finanças do Ibmec | gbraga@ibmecrj.br

Últimas de _legado_Economia