Sucesso nos negócios: Cuidado com fornecedor

Contratar um fornecedor para a empresa exige cuidados. A relação deve ser de confiança

Por O Dia

Rio - Contratar um fornecedor para a empresa exige cuidados. A relação deve ser de confiança. Em caso de falha nas entregas, por exemplo, a atividade da companhia ficará comprometida. Ao substituir um fornecedor que não atende satisfatoriamente, o risco é ter perda de qualidade do produto ou serviço prestado ao consumidor. Para evitar problemas, o importante é que se faça ampla pesquisa para definir um bom fornecedor.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Tenho tido problemas com fornecedores. Trabalho há um bom tempo com eles que têm atrasado as entregas e meus clientes estão reclamando. Corro algum risco ao trocá-los. Como proceder? “

Eliane, Inhaúma

O desempenho do fornecedor interfere diretamente na atividade da empresa. É importante que seja encarado como espécie de “sócio” do empreendimento. O relacionamento entre empreendedor e fornecedor tem que ser bom e vantajoso para os dois.

Ao substituir um fornecedor, o risco que você corre é de ter eventualmente perda na qualidade do produto ou serviço. De qualquer forma, a entrega no prazo também faz parte de bom atendimento e, pelo que você relata, isto não está sendo cumprido pelo seu atual parceiro.

Para evitar qualquer problema e surpresas indesejáveis, é importante que você faça ampla pesquisa para encontrar novos fornecedores. Você deve comparar e analisar detalhadamente, a fim de identificar empresas que mantenham a qualidade e a entrega no prazo.

A pesquisa de novos parceiros pode ser feita por meio de catálogos, normalmente distribuídos pelas próprias empresas, em sites na internet, ou por consulta nos sindicatos e entidades empresariais do setor. Também pode-se obter indicações com empresários que atuam no ramo e em feiras e exposições, onde você pode encontrar também novidades do mercado.

E lembre-se: é sempre bom ter mais de um fornecedor, para que você possa avaliar preços, condições de pagamento e prazo de entrega ou até para que possa fazer uma substituição em caso de emergência. Para ter mais dicas sobre como escolher e se relacionar com fornecedores, clique em https://goo.gl/DCoMZ.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

Últimas de _legado_Economia