Sucesso nos concursos: Por onde começar

Uma preparação eficiente deve começar antes mesmo de o edital para o concurso ser lançado

Por O Dia

Rio - Uma preparação eficiente deve começar antes mesmo de o edital para o concurso ser lançado e a banca organizadora ser escolhida. Como nesse momento ainda não há muitas informações sobre a seleção, o ideal é estudar por meio de provas de concursos anteriores. Assim, o candidato garante as disciplinas básicas e depois só precisa se preocupar com as novidades. Além disso, os exercícios ajudam a fixar a teoria.

Por Claudia Jones

PERGUNTA E RESPOSTA

“Quero estudar para o concurso dos Correios, mas não sei por onde começar, pois a banca ainda não foi escolhida. Como posso fazer isso? O que preciso levar em consideração para não me prejudicar?”

Amanda, Jardim América

Amanda, a melhor estratégia no caso de falta de informação sobre a banca é seguir o que foi pedido no último edital para o concurso ao qual você pretende concorrer. Os conteúdos exigidos para o cargo são escolhidos a partir de um acordo entre o órgão e a organizadora das provas.

Por isso, se desconhece uma das variáveis — nesse caso, a banca — o melhor é trabalhar com a informação que possui, ou seja, o órgão e as disciplinas cobradas no edital anterior para o cargo que você escolheu. Ao recorrer a essa estratégia, você estará na melhor relação custo-beneficio.

Em relação às novidades, é possível que haja alguma surpresa com o novo edital, como a inclusão de uma disciplina nova ou um conteúdo a mais. Mas, como você já estudou tudo o que foi exigido no concurso anterior, poderá aproveitar o tempo entre o lançamento do edital e a prova e aprofundar o que mudou.

A vantagem está exatamente nas matérias que você aprendeu com antecedência, já que as novidades são surpresa para todos os que concorrem com você. Sua missão é garantir tudo o que caiu nas últimas provas para o cargo escolhido.

Com esse conteúdo estudado, as novidades serão apenas um detalhe na sua preparação. Mas lembre-se: a forma infalível sempre será estudar por questões anteriores.

Assim, você consegue medir seu conhecimento teórico e ainda trabalhar seus pontos fracos. Nunca se esqueça de que treinar sempre será o melhor remédio para uma preparação sadia. Bons estudos!

Claudia Jones é jornalista especializada em concursos públicos

Últimas de _legado_Economia