Feira orienta como ter nova chance de emprego

Evento ajudará trabalhador a aproveitar vagas que vão surgir com Copa e Olimpíadas

Por O Dia

Rio - A oferta de emprego cresceu até 20% em alguns setores no país, em função da vinda de grandes eventos, como a Copa do Mundo, no ano que vem, e a Olimpíada de 2016. Tendo em vista a necessidade de capacitar os profissionais para essas oportunidades, a Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH-RJ), promove no dia 18 de outubro o “ABRH na Praça”, com orientações gratuitas sobre o mercado de trabalho.

O evento acontece no Largo da Carioca, no Centro do Rio, das 8h às 17h. Com o tema “Carreira, trabalho e educação para um mundo melhor”, a ação vai ocorrer simultaneamente em 22 capitais brasileiras, quando diversos especialistas em RH vão dar palestras gratuitas a trabalhadores, profissionais liberais, empresários e estudantes. Informações podem ser obtidas por meio do site www.abrhrj.org.br.

EVENTOS INTERNACIONAIS

O enfoque é nas oportunidades de emprego criadas pelos eventos internacionais. De acordo com o presidente da ABRH-RJ, Paulo Sardinha, os setores que mais vão se beneficiar com os acontecimentos esportivos serão o de turismo e o de comércio. Por isso, a maior quantidade de novas vagas abertas tende a ser nesses segmentos.

Para aproveitar essas chances, os profissionais devem investir em cursos. “A preparação vai desde a elaboração de um currículo atraente, até o investimento em cursos de idiomas específicos para a área de atuação e cursos ligados ao turismo, que explicam sobre a cidade do Rio”, avisa Paulo Sardinha.

Além disso, o candidato às vagas precisa buscar um diferencial, que o destaque da concorrência. “Ter uma atitude positiva é fundamental”, aconselha o presidente da associação. Segundo ele, ser observador, ter boa capacidade de comunicação e saber manter a calma também são importantes nas entrevistas de emprego. “O candidato nervoso acaba perdendo a oportunidade”, orienta Sardinha.

Após ser contratado, é preciso ter maturidade e demonstrar estar disposto a aprender. “O profissional deve saber que alguns comportamentos devem ser mudados no ambiente de trabalho”, diz.

Mais de mil oportunidades

Na próxima segunda-feira acontece a 7ª edição da Feira Emprega Rio, que vai oferecer mais de mil oportunidades para moradores das comunidades do Jacarezinho e do complexo de Manguinhos. O evento contará ainda com palestras, emissão da carteira de trabalho e oferta de cursos.

O projeto já percorreu comunidades como Complexo do Alemão, Rocinha e Rio das Pedras, gerando mais de cinco mil empregos.

“A ideia é levar à comunidade a chance de conhecer e dialogar com empresas de grande porte. Estas, por sua vez, descobrem potenciais em locais onde não se via nada além de violência”, diz o idealizador do projeto, Felippe Marques.

Últimas de _legado_Economia