Por thiago.antunes

Rio - Para se inscrever em concursos para a área fiscal, é necessário ter Nível Superior. Com salários acima do mercado e muitas oportunidades, as seleções costumam ser concorridas e exigem dos candidatos muito estudo e persistência.

Planejar com cuidado os horários e investir na preparação por meio de questões de provas antigas é fundamental para garantir a aprovação. Abaixo, saiba mais sobre o assunto.

Pergunta e resposta

“Tenho muita vontade de estudar para concursos na área fiscal. Tenho graduação em nutrição e psicologia. Gostaria de saber se posso fazer concursos para essa área e se é boa opção” Angelo, Tijuca

Angelo, a carreira fiscal é uma excelente escolha para quem tem formação de Nível Superior em qualquer área. Os salários costumam ser ótimos e há muitas oportunidades, uma vez que são necessários fiscais nas três esferas de governo: federal, estadual e municipal.

E ainda é uma das áreas que não pode deixar de oferecer concursos, já que é tarefa desse servidor zelar pela regularidade dos recolhimentos dos contribuintes para que os tributos possam ser usados em benefício da sociedade.  Uma grande vantagem é o fato de que as matérias são praticamente as mesmas de outros importantes concursos da área, em diversas esferas, exceto pela legislação específica.

Você deve se familiarizar com as matérias por meio de provas anteriores, pois o treinamento por exercícios ajuda o candidato a descobrir seus pontos fracos. Além disso, exercitar-se continuamente dá segurança em relação às características das bancas, pois agindo assim o candidato tem a possibilidade de conhecer melhor a organizadora.

Mas você deve ter atenção, pois esse é um concurso que torna-se um projeto de vida para médio e longo prazos. Isso porque os editais tendem a ser bastante puxados, exigindo um esforço maior por parte do aluno. De qualquer forma, não é desesperador. Basta ter organização e disciplina.
Quero aproveitar e convidar a todos para a palestra sobre Direito dos Concursandos que acontecerá dia 10, às 18h30 com Sergio Camargo. Será na Avenida Marechal Câmara 314, 4º andar, no Centro do Rio. A entrada será a doação de um brinquedo.

Claudia Jones é jornalista especializada em concursos públicos

Você pode gostar