Internet ajuda no controle das finanças

Sites oferecem aulas, vídeos e jogos que ensinam crianças a lidar com dinheiro

Por O Dia

Rio - Cuidar das finanças pessoais está cada vez mais fácil com a ajuda da internet. Por meio de sites de bancos, cartões de crédito e empresas especializadas, crianças, jovens e adultos encontram dicas e aulas gratuitas sobre educação financeira.

Especialista no setor da Universidade Estácio de Sá, Jair do Canto Abreu explica que é importante estimular a conduta de controle financeiro desde bem cedo, para adquirir hábitos saudáveis economicamente. “Há países que trabalham esse assunto desde a infância. No Brasil, a questão é abordada muito tarde”, afirma.

JOGOS EDUCATIVOS

Por isso, segundo ele, é importante que os pais incentivem os filhos a usar a internet também com esse propósito. Alguns exemplos de páginas eletrônicas para apresentar as crianças ao mundo do dinheiro são: Turma da Bolsa, que é da Bovespa, e Brincando na Rede, do Santander, que oferecem jogos e brincadeiras envolvendo essas questões.

Também o Bradesco mantém em seu portal uma seção voltada para educação financeira com foco nos jovens, incluindo vídeos educativos. Já nos sites da Caixa e do Itaú, há videoaulas sobre o assunto voltadas para os adultos.

De acordo com o professor da Estácio, o mais importante é criar o hábito de se preocupar com questões financeiras, independentemente da idade. “O que não falta é informação sobre o assunto”, diz.

Pensando nisso, a rede social Investmania lançou a seção Aprenda Mais, com vídeos especializados em investimentos. “Enquanto no Brasil apenas 3% da população investe em ações, nos EUA esse número já ultrapassa os 50%”, afirma Aline Rabelo, coordenadora do Investmania.

SAIBA MAIS

INVESTMANIA
No site www.investmania.com.br é possível encontrar vídeos sobre investimentos.

VISA
O site www.financaspraticas.com.br dá dicas financeiras para crianças, jovens e adultos.

MASTERCARD
Por meio do www.consumidorconsciente.org, usuários encontram calculadoras para controlar as dívidas.

BANCOS
Santander:
https://goo.gl/1hFP9n.

Banco do Brasil:
https://goo.gl/17p50N.

Itaú Unibanco:
https://goo.gl/iFCEZJ.

Bradesco:
https://goo.gl/D43h1O.

Caixa Econômica:
https://goo.gl/QjFCY4.

Últimas de _legado_Economia