Por tamyres.matos

Rio - É muito comum, entre os candidatos a concursos públicos, ter dificuldade para absorver os conteúdos, no momento inicial da preparação. Isso acontece porque os assuntos não são assimilados de uma só vez, mas dependem de muito estudo e da resolução de exercícios, até que sejam absorvidos com naturalidade. Além disso, fazer anotações com resumos das matérias também ajuda na memorização. Saiba mais abaixo.

Por Claudia Jones

PERGUNTA E RESPOSTA

Comecei a estudar há dois meses e sinto que não consigo absorver nenhum conteúdo direito. Leio todos os textos que os professores recomendam. O que estou fazendo de errado?
>Lucas, Méier

Oi, Lucas. Essa é uma queixa muito comum de candidatos no início da preparação. Na verdade, é uma impressão que fica, já que as informações novas precisam de sucessivas repetições para serem assimiladas. A preparação para concursos públicos acontece de forma natural, a partir do estudo. Por isso, a melhor estratégia é ler cada ponto da matéria e, logo a seguir, fazer exercícios sobre aquele tema, com consulta à teoria. Esse método ajuda a compreender e fixar o conteúdo.

Outra sugestão é não ficar muito tempo no mesmo ponto. O importante, no início, não é tentar memorizar — o que acontecerá naturalmente, como já mencionei — mas compreender bem o que está sendo estudado. A partir daí, o candidato deve seguir em frente para próximo assunto. Quando chegar ao fim da matéria, ele perceberá que tudo passa a fazer sentido. Assim, é hora de voltar ao início para começar a fixação.

Nesse momento, além de ler e fazer exercícios, é muito produtivo fazer anotações com resumos de cada disciplina. Esses esquemas, além de auxiliarem na fixação, são excelentes para revisões posteriores. Isso pode demandar algum tempo, mas o resultado compensa muito. Porém, só é possível usar esse recurso quando o candidato está avançado nos estudos e a prova ainda não chegou.

Se a banca já estiver definida, é melhor dar preferência às provas dessa organizadora. Caso contrário, busque provas variadas de concursos antigos similares. Aí está a receita infalível para a sua aprovação. Bons estudos!

Claudia Jones é jornalista especializada em concursos públicos

Você pode gostar