Por bferreira

Rio - De olho na antecipação do décimo terceiro salário, redes de varejo já fazem promoções e campanhas. A maioria dos produtos da linha branca ainda está com o IPI reduzido. Assim, para quem precisa comprar ou trocar os eletrodomésticos, este é o momento. A primeira parcela da gratificação natalina sai até o dia 30 de novembro.

O aeroviário Vagner escolhe um tanquinho com a amiga Renata GomesCarlo Wrede / Agência O Dia

Começa hoje nas Casas Bahia a campanha “Comprou Ganhou”, em que ao adquirir um produto, o cliente ganha outro. Na compra de uma televisão de 39 polegadas, por exemplo, o aparelho de DVD é grátis. Já a aquisição de refrigerador dá direito a um fogão, enquanto o consumidor que comprar uma lavadora vai ganhar um micro-ondas. A promoção vale enquanto durarem os estoques.

Na TeleRio o destaque é para facilidades de pagamento. “Produtos de linha branca ainda estão com IPI reduzido e toda a loja está em até 12 vezes sem juros no cartão”, afirmou o diretor de marketing da rede, José Carlos Alvarenga.

Para o consultor em varejo Marco Quintarelli, usar o décimo terceiro é válido quando o consumidor está com a situação financeira estabilizada. “Se a pessoa precisa comprar um eletrodoméstico e está em dia com os compromissos, vale a pena. Mas se tiver dívidas, esse é o momento para quitá-las”, ensina o especialista.

Oportunidade para renovar os aparelhos

O auxiliar de escritório Antônio Sampaio, de 62 anos, conta que costuma usar o décimo terceiro para quitar as dívidas, mas este ano pretende trocar o fogão. “A primeira parcela da gratificação ajuda muito, mas também estou pesquisando preços para economizar”, afirma.

O aeroviário Vagner da Silva Xavier Junior, 32, por sua vez, saiu recentemente da casa dos pais e precisou comprar eletrodomésticos para o novo apartamento. Ele também quer usar o décimo terceiro para isso. “Reparei que as lojas estão com muitas promoções. Se a pessoa tiver paciência para pesquisar bem e negociar com o vendedor, é possível fazer uma boa economia”, garante ele.

Você pode gostar