Conta da Light fica 4,68% mais cara a partir desta quinta-feira

‘Gato’ pesa em reajuste que vale para clientes residenciais de 31 municípios do estado

Por O Dia

Rio - A conta de luz dos clientes residenciais da Light no Rio chegará mais alta mês que vem porque a tarifa sobe amanhã. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou reajuste de 4,68% para os moradores atendidos pela empresa no estado. Entre os motivos para a correção, estão as perdas não-técnicas, os chamados “gatos”, na rede de distribuição, principalmente em comunidades.

Graça Gomes questiona a cobrança de impostos na conta. Ela pede também que a empresa combata ‘gatos’André Mourão / Agência O Dia

A conta de uma família, por exemplo, que usa eletrodomésticos, como ar-condicionado e geladeira, cujo consumo chega a 283kWh, ao mês, vai subir de R$ 116,53 para R$ 121,99.

É a terceira revisão tarifária autorizada pela agência. A decisão afetará 4 milhões de unidades, entre residenciais, comerciais e industriais em 31 municípios do estado. Segundo a Aneel, a tarifa de baixa tensão, que inclui, casas e apartamentos, comércio, iluminação pública e áreas rurais terá reajuste médio de 6,2%.

Já para consumidores de alta tensão (indústrias), o valor terá queda de 1,01%. Em média, o aumento nas contas para todos os tipos de consumidores da Light será de 3,65%.

No começo do ano, a presidenta Dilma anunciou redução de tarifas das concessionárias de energia do país. A queda da conta dos clientes da Light ficou em 18,10%. Para os da Ampla, foi de 18%.

A aposentada Graça Gomes, 58 anos, não gostou do aumento. Ela reclama da incidência de impostos, entre eles o ICMS, na conta de luz. “Pelo que vi no site da Light, 28,7% do valor da conta que pagamos na conta são referentes aos impostos”, afirma.

Plano contra furto de energia

Além do aumento aprovado em audência pública ontem, em Brasília, a Aneel determinou que a Light apresente, em 180 dias, plano para contenção furto de energia. Entre as medidas sugeridas está a que a empresa tenha método de reajuste específico para consumidores das áreas de maior ocorrência de gatos, principalmente nas regiões pacificadas do Rio.

De acordo com dados do segundo trimestre deste ano, o roubo de energia chegou a 44,2% em unidades de baixa tensão, englobando residências, comércio e áreas rurais. A Light informou que não comentaria a determinação da Aneel.

Para Romeu Rufino, diretor-geral da Aneel, o roubo de energia elétrica, é um problema de política pública. E deve ser denunciado pelos consumidores das empresas.

DICAS PARA ECONOMIZAR NA LUZ

INFORMAÇÕES
No site www.light.com.br, o cliente obtém informações para economizar.

SELO PROCEL
Ao comprar lâmpadas e eletrodomésticos, dê preferência aos que têm Selo Procel.

STAND BY
Não deixe aparelhos ligados na tomada.

VENTILADOR DE TETO
Na hora de comprar ventiladores, lembre que quanto maior o diâmetro das hélices, maior o consumo.

AR-CONDICIONADO
Mantenha o filtro sempre limpo e o termostato regulado. A potência do ar (BTUs) deve ser adequada ao tamanho do ambiente. Não bloqueie a grade de ventilação.

CHUVEIRO ELÉTRICO
Evite banhos demorados e em horários de pico, das 18h às 21h. Use a chave na posição verão. A economia de consumo chega a 30%.

LÂMPADAS
Substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Lâmpadas fluorescentes consomem até 30% a menos e duram mais.

GELADEIRA
Instale afastadas da parede, do sol e do fogão. Não deixe a porta aberta e evite abrir várias vezes. Tire e guarde alimentos de uma só vez.

Últimas de _legado_Economia