Por bferreira

Rio - A Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão divulga hoje os juros máximos para empréstimos consignados de servidores públicos. A tabela será publicada por meio de portaria no Diário Oficial, que determina o teto do Custo Efetivo Total (CET). Estão incluídos taxa de juros e outros encargos, que cada instituição financeira deve cobrar até 30 de novembro.

Os contratos podem ser pagos de uma a 60 parcelas mensais, mas cada banco decide de que forma vai operar. Entre as taxas divulgadas, as mais baixas foram encontradas na Financeira BRB, que cobra 1,65%, ao mês, para contratos de 12 a 48 meses, e 1,5%, ao mês, para 58 meses. Os juros do Bradescard foram os mais altos (3,9% ao mês), mas a instituição oferece contratos com pagamento de um a 60 meses.

Servidores podem acessar a tabela completa no site www.rj.gov.br/web/seplag. Basta selecionar a opção “Ser viços” no menu à esquerda da tela, clicar em “Serviços para o servidor público” e, em seguida, “Taxas de crédito consignado”.

Para solicitar o empréstimo, o servidor deve acessar seu contracheque no Portal do Servidor (www.servidor.rj.gov.br), selecionar a opção “empréstimos” no último demonstrativo e gerar o “token”, ou seja, um código que deve ser apresentado no banco escolhido em até 60 dias.

No caso de portabilidade, isto é, a retirada de dívida de uma instituição financeira para outra que ofereça taxas mais baixas, o servidor precisa ir apenas ao novo banco. Suas informações podem ser acessadas por meio do “token”.

Você pode gostar