Sucesso nas compras: Pesquise antes

Cresce a cada ano no país, o chamado ‘Black Friday’, campanha promocional em que as empresas colocam todos os seus produtos com descontos nas vendas pela internet

Por O Dia

Rio - Cresce a cada ano no país, o chamado ‘Black Friday’, campanha promocional em que as empresas colocam todos os seus produtos com descontos nas vendas pela internet. Este ano ocorre no dia 29. Mas fique atento. Pesquise desde já para não cair em armadilhas. Em anos anteriores, algumas empresas subiram os preços, nos dias que antecederam a promoção, para depois apresentar o valor dos produtos como se fosse promocional.

Por Marco Quintarelli

PERGUNTA E RESPOSTA

“Quero comprar uma TV e uma geladeira. Faria isto esta semana, mas me disseram que no fim deste mês, numa sexta-feira, tem uma grande campanha de produtos com descontos de até 50% na maioria das lojas. É verdade? Posso contar com isto?”

Maria Amélia, Niterói

Nos Estados Unidos, todos os anos, na 4ª sexta-feira do mês de novembro, ocorre o maior evento de promoções norte-americano chamado “Black Friday”, a sexta-feira negra. Neste dia, muitas lojas abrem bem cedo para atrair o maior número de clientes e oferecer os menores preços.

Em 2010, esta ação chegou ao país através de uma empresa de vendas pela internet. Então, a cada ano mais lojas aderem a promoção, antecipando as compras de Natal. Mas ainda é uma campanha bem contida e pouco divulgada.

No Brasil, os descontos variam entre 30 e 40% e, nos Estados Unidos, chegam até 70% do preço regular. Este ano,o Black Friday brasileiro será no dia 29 de novembro. A maioria dos produtos é comercializada pela internet. Apesar de muitas lojas físicas estarem aderindo ao evento.

Tome muito cuidado com as “ofertas incríveis”, principalmente se for de um site que você não conheça. Fique atenta também aos “preços imperdíveis” oferecidos.

Em anos anteriores, nos dias que antecederam a promoção, muitas lojas majoraram os valores. E, no dia, colocaram o preço normal do produto como se fosse promocional. Resumindo, pesquise desde já o que você quer comprar e veja se fará um bom negócio. Diversas lojas já estão com campanhas promocionais, desde o início deste mês, e podem lhe oferecer o que você procura. No dia 29, você pode ter muitas ofertas, mas nem sempre aquilo que você gostaria de comprar.

Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos

Últimas de _legado_Economia