Por paulo.gomes
Rio - Cada vez mais vaidosos, os homens representam hoje 37% dos consumidores de produtos e serviços de saúde e beleza no país, segundo dados do Senac Rio. Em busca de espaço nesse nicho de mercado em crescimento, cada vez mais empresas apostam em linhas de artigos voltadas para o público masculino, além de serviços exclusivos para os marmanjos.
Rober Borsato%2C gestor da rede de salões para o público masculino%2C Red Salon%2C onde clientes são recebidos com cerveja e jogam videogame e leem revistas masculinasJoão Pedro Monteiro / Agência O DIA

Segundo pesquisa da Euromonitor International, os brasileiros consomem atualmente 12% de todos os produtos de cuidados pessoais do mundo e são os maiores usuários de desodorantes, artigos para cabelo e perfumaria. Além disso, o gasto médio mensal do público masculino com o setor subiu de R$20,40 em 2009 para R$ 27,40 em 2011, com projeção de crescimento até 2016.

Para Adriano Vasconcelos, gerente de Beleza e Bem-Estar do Senac Rio, a procura pelo bem estar por meio da aparência é um dos responsáveis por esse crescimento. “Como se vive mais, o homem também quer estar bem. Assim, consome mais artigos para o cabelo e pele, como xampus e cremes. Ele gosta de sofisticação e é tão exigente, ou mais, que a mulher na hora de escolher os serviços desse segmento”, argumenta Vasconcelos.

Gestor da rede de salões de beleza masculinos Red Salon, Rober Borsato afirma que aumento do poder econômico dos brasileiros ajudou no crescimento do setor. “Hoje em dia as pessoas têm mais condições financeiras para cuidar de si mesmas. E cada vez mais percebo nos homens uma curiosidade de saber o que podem fazer no cabelo, na pele. Esse é um mercado que aumenta assustadoramente”, afirma.

Salões exclusivos para os homens se modernizam

Com a crescente procura por serviços de bem-estar e artigos de beleza para homens, os salões também aperfeiçoam o atendimento a fim de atrair cada vez o público masculino. Com cinco unidades na cidade, e uma sexta que será inaugurada até o fim do ano, o Red Salon oferece cerveja ou refrigerante e café expresso. Além do atendimento personalizado, também possui TVs de LCD individuais e até um aparelho de videogame para os clientes.

Na sexta-feira%2C no Maison Du Maquillage%2C o cliente bebe cerveja enquanto faz o corteDivulgação

“Crescemos porque tivemos uma aceitação muito positiva do público. Nossos salões lembram tabacarias, os homens se sentem em casa. A cerveja e o videogame fazem com que eles se sintam mais à vontade que num salão comum”, explica o proprietário e idealizador do empreendimento, Rober Borsato.

Criado para ser um espaço para mulheres, com um conceito retrô, o salão Maison Du Maquillage, no Catete, começou a ser frequentado também pelo homens. Para manter o novo público e atrair novos clientes, os sócios Suzana e Pedro Caneca investiram em atrações diferenciadas. A principal é a “sexta com cerveja”, que funciona como um esquenta para o início da noite.

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“A ideia de oferecer cerveja foi a de proporcionar um ambiente ‘pré-night’, que não intimide o cliente de ir ao salão antes da noitada. Queremos o cliente fazendo do salão um local de encontro de amigos”, conta Pedro.
Segunda Suzana, hoje os homens procuram, além do corte, hidratação e escova progressiva para o cabelo. “Temos clientes fiéis que não deixam de fazer uma progressiva no cabelo para dar aos fios um aspecto liso”, diz ela.
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O farmacêutico Arnoldo de Paiva, 40 anos, considera uma besteira o preconceito das pessoas com homens que se cuidam mais. “Passei a ter essa atenção com saúde, higiene e beleza com o passar do tempo, com a maturidade. Também a indústria e os mercados passaram a oferecer mais produtos para os homens. Acho que a maior oferta também proporciona a gente se cuidar mais”, afirma o farmacêutico.
Segundo Paiva, ao comprar um produto, ele avalia a marca, se o cheiro agrada, depois o preço. “Também uso creme para tirar os sinais da idade”, conta.

Marcas investem em artigos essencialmente masculinos

Gerente de marketing de perfumaria e barba da Natura, Eduardo Albuquerque destaca que o país já é o terceiro maior mercado de higiene e beleza do mundo. Segundo ele, a tendência é de maior crescimento no consumo e no número de produtos.

O farmacêutico Arnoldo de Paiva diz que hoje há mais produtos para homens nas prateleiras dos mercadosAlexandre Vieira / Agência O Dia

A companhia, por exemplo, possui mais de 60 artigos no portfólio, entre perfumaria, banho, cabelos e itens para barba, representando 30% do que é produzido pela empresa.

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“Porém, a linha de perfumaria já é quase a metade entre os títulos para ambos os sexos”, afirma o gerente, que começou na empresa como consultor e destacando as linhas Essencial e Homem.
Já o gerente de beleza e bem-estar do Senac Rio, Adriano Vasconcelos, lembra que o país é líder em produtos de coloração para cabelos masculinos. “Assim, o novo salão tem que ter área própria para a aplicação dessa técnica”, diz o executivo.
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Também o Boticário oferece série de produtos para o segmento masculino, como os tradicionais Malbec, Quasar e Egeo Man.
Exclusivos para eles
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Red Salon - Oferece cortes de cabelo, hidratação e tingimento. Entre os diferenciais estão videogame e cerveja. O salão também faz o Dia do Noivo, com tratamentos de beleza, lanche e massagem. Tem unidades na Barra, Centro, Copacabana, Ipanema, Largo do Machado e em breve na Tijuca.
Arthys - A clínica de estética na Barra da Tijuca conta com entrada independente e tratamentos exclusivos para homens. Entre os serviços mais procurados estão higienização facial e massagem anti-estresse.
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Poko Pello - Clínica de depilação exclusiva para o público masculino, com unidades na Barra e em Ipanema. Os serviços mais comuns são para a barba e o tórax.
Maison Du Maquillage - O salão no Largo do Machado criou recentemente a “Sexta com Cerveja”, para oferecer serviços como hidratação para o cabelo, progressiva e embelezamento para mãos e pés para o público masculino.
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Sinte - A clínica em Bangu aplica a bambuterapia, uma massagem indicada para reduzir medidas e remodelar o corpo, principalmente no abdômen.
San Martin - Em Bangu, promove depilação de barba à laser.
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Não +Pelo - Procurada por clientes para depilação do peito, abdome, costas, ombros, barba, pernas, braços, virilha, perianal, mãos e orelhas. Ver unidades em www.naomaispelo.com.br.