Por bferreira

Rio - Quem está bem preparado para o mercado pode assumir a direção de sua carreira, mas isso requer pensar na vida como um todo, ou seja, o sucesso profissional inclui a felicidade da vida pessoal.

Então, é necessário dedicar um tempo maior para refletir e planejar os aspectos que consideramos importantes em nossa vida.

Veja dicas sobre como estruturar o lado pessoal e a sua carreira corporativa.

Por Janaina Ferreira

PERGUNTA E RESPOSTA

“Sempre sonhei em ser professora, mas quando fui promovida a gerente me afastei desse sonho. Agora, fui convidada para lecionar na pós-graduação de uma universidade particular. Devo aceitar o convite e concretizar meu sonho mesmo sabendo que minha renda será menor?”

Vanessa, Bangu

Olá Vanessa! Você tem a sorte de poder escolher seu emprego e estar realizada profissionalmente. Portanto, é natural não estar segura sobre qual seria a melhor opção. Então, é uma boa hora para preparar um plano de carreira integrando trabalho, família e incluindo também os sonhos que você ainda tem.

Não existe uma receita única e cada um desses passos é essencial. Primeiro reflita bem e descreva seus valores, sua missão (a razão principal de viver), sua visão de futuro (onde você quer chegar?), e também as suas habilidades e pontos fracos. Depois, escreva o que falta você fazer em cada área da sua vida: carreira e finanças, saúde e lazer, família e educação. Lembre-se de que ninguém faz a vida acontecer sozinho!

Converse sobre seus planos com as pessoas nas quais você confia e que influenciam sua vida. Seus familiares ou amigos mais próximo, por exemplo . E, se for necessário, faça ajustes. Para se sentir mais segura sobre estar escolhendo o melhor caminho na carreira, após essa análise, responda mais uma vez: entre os dois trabalhos, qual desperta maior paixão? Qual você faria de graça?

Vale pontuar que a carreira corporativa e a acadêmica são complementares, então uma alternativa pode até não excluir a outra. Agora, você tem os dados principias para sua análise. Lembre-se de que a vida profissional é dinâmica e de fazer ajustes periódicos no seu plano. Boa sorte!

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças

Você pode gostar