Por bferreira

Rio - A expectativa pela vinda dos grandes eventos faz aumentar os ânimos de empresários dos mais diversos segmentos. E a pergunta que fica no ar é: mas investir em quê? Numerosas oportunidades surgem nos setores de Construção Civil, Alimentos e Bebidas e Serviços prestados às empresas, de utilidade pública e de informação. No entanto, fazer a pesquisa de mercado é a primeira etapa fundamental nessa empreitada.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Quero investir em um negócio com vista aos eventos dos próximos anos. Qual o melhor setor: bebidas, serviços, ou alimentação? Sou profissional liberal e desejo manter minhas atividades.”

Guilherme, Copacabana

Realmente, alimentação/bebidas e serviços estão entre os segmentos que mais devem gerar oportunidades. Segundo mapeamento (http://goo.gl/LJ4Dn) feito pelo Sebrae, só no Rio, a divisão de turismo — onde estão incluídos alimentos e bebidas — terá vagas para 80 atividades.

Um estudo da Ernest & Young também apontou que os setores mais beneficiados pela Copa do Mundo serão os de construção civil, alimentos/bebidas e serviços prestados às empresas, de utilidade pública e de informação. Em conjunto, as áreas vão aumentar a produção em R$ 50,18 bilhões.

No entanto, não há como apontar qual deles é o melhor. Isso depende da localidade em que você vai atuar, público-alvo e diferenciais em relação à concorrência. Um serviço pode ser mais demandado por hostels de Copacabana do que por grandes redes da Barra, por exemplo.

O projeto Sebrae 2014 tem o objetivo de auxiliar empresários que querem aproveitar os grandes eventos . Nele, trabalhamos com capacitações, inteligência competitiva e consultorias. Saiba mais no site http://www.sebrae2014.com.br/Sebrae2014/

De qualquer forma, como você ainda não tem um empreendimento, é importante procurar uma de nossas unidades (http://goo.gl/QZlIl) para que possamos ajudá-lo na formatação e no planejamento. Em nosso site, há ideias (http://goo.gl/HryMj) que podem servir de inspiração. E não esqueça: é importante gostar do tipo de negócio que vai desenvolver e pesquisar o mercado. Boa sorte!

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras.

Você pode gostar