Sucesso nas compras: Geladeira família

Com a proximidade do verão e o grande número de ofertas nas lojas de eletrodomésticos, a compra de um refrigerador é bastante sugestiva

Por O Dia

Rio - Com a proximidade do verão e o grande número de ofertas nas lojas de eletrodomésticos, a compra de um refrigerador é bastante sugestiva. Apesar do apelo que o consumo deste item possui, especialmente nessa época do ano, é preciso ponderar se o tamanho e a capacidade da geladeira é compatível com a quantidade de moradores na casa, para não fazer gastos excessivos e desnecessários. Leia abaixo algumas dicas.

Por Marco Quintarelli

PERGUNTA E RESPOSTA

“Estou pensando em comprar uma geladeira para aproveitar as ofertas deste fim de ano. Como posso saber qual a melhor geladeira para uma família com quatro pessoas?”

Ruth Santiago, e-mail

Ruth, um refrigerador com capacidade entre 250 e 350 litros de 2 portas (duplex) creio ser o suficiente para sua família. Na hora de escolher entre uma geladeira de uma ou duas portas, tenha como base a sua necessidade em manter uma quantidade maior de alimentos refrigerados ou congelados. Os refrigeradores “duplex” consomem mais energia, porém, podem facilitar a vida das famílias que mantêm um grande número de alimentos. Não esqueça também de considerar o selo Procel de economia de energia. Ele indica o produto mais eficiente, com menor gasto de energia, que acaba sendo também uma melhor escolha de compra.

Neste início de mês temos muitas ofertas no mercado, e se você tiver “dinheiro na mão” para pagar à vista, sua vantagem será maior, com certeza, pois é possível conseguir entre 10 e 15% de desconto.

Os preços podem variar entre R$ 899 e R$ 2.499 dependendo do modelo. As mais simples necessitam fazer esporadicamente o descongelamento. Já as chamadas de “frost-free” funcionam de forma a dispensar esse procedimento.

Lembre-se que a geladeira é um dos grandes “vilões” do gasto de energia, pois ela é responsável em média por 30% do consumo de eletricidade de uma residência. Logo, a escolha adequada do produto, além de economia na compra, lhe garante um produto mais econômico para a sua casa durante toda a vida útil.

Considere que este é um bem durável, e, se bem conservada e cuidada, fará parte de sua família por uns cinco anos ou mais. Faça uma boa escolha e boa compra!

Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos

Últimas de _legado_Economia