Por helio.almeida
Rio - A Secretaria de Estado de Fazenda divulgou nesta sexta as informações referentes ao pagamento do IPVA 2014. Os proprietários de veículos do Estado do Rio podem começar a quitar o imposto a partir do próximo dia 14 de janeiro, quando as GRDs (guias de recolhimento) estarão disponíveis no portal da Secretaria de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br) ou em terminais específicos do Bradesco.
O proprietário de veículo do Estado do Rio de Janeiro que quiser pagar o IPVA em cota única terá 10% desconto, maior do que em 2013, que foi de 8%. Os valores do IPVA 2014 deverão ser, em média, 5,5% inferiores aos deste ano, conforme levantamento prévio da Secretaria de Fazenda. O cálculo do imposto leva em conta o valor médio de mercado dos veículos usados, disponibilizados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE. Já para os veículos novos o cálculo é feito com base no valor da Nota Fiscal de venda, sendo proporcional ao número de meses restantes do ano a partir da emissão da Nota Fiscal de venda.
Publicidade
A quitação do imposto integral pode ser realizada em qualquer agência do sistema bancário nacional, o mesmo ocorrendo para o pagamento parcelado. Os boletos da cota única e da primeira parcela poderão ser impressos, a partir de 14 de janeiro, em qualquer dia e quitados na data do vencimento. Uma vez paga a primeira parcela, 48 horas depois, já estará disponível a 2ª cota para impressão e pagamento.

No caso específico dos contribuintes que tiverem direito a ressarcimento por perda total ou roubo do veículo, estes não precisam tomar nenhuma providência para pedir o ressarcimento. O sistema de informações da Fazenda e do Detran providenciarão automaticamente a restituição do valor devido e, conforme legislação (Lei nº 6.570/2013), será efetivado no exercício seguinte ao sinistro. Vale lembrar que a lei passa a vigorar a partir do ano que vem.

A frota fluminense que paga IPVA é de 4,5 milhões de veículos. Até outubro de 2013, por mês, entraram no mercado do Rio cerca de 28 mil carros novos.

Confira abaixo o calendário do IPVA 2014.

Calendário do IPVA 2014Reprodução Internet