Por bferreira
Rio - No fim de ano, é muito comum ser convidado para festas da empresa, amigos-ocultos entre os colegas e confraternizações com o chefe. O compromisso social deve ser encarado como uma oportunidade de estreitar vínculos estratégicos, por isso, é fundamental calcular cuidadosamente cada passo. Em caso de eventos na casa do chefe, é recomendável levar algum mimo, como uma bebida, chocolates ou flores. Se o convidado for bom cozinheiro, vale levar um quitute. Isso mostra gratidão por parte do funcionário e reconhecimento pela atitude do gestor. O presente do amigo-oculto, por sua vez, deve ser impessoal, mas levando em consideração a personalidade do presenteado. Livros, DVDs, roupas e itens de perfumaria são boas opções. Abaixo, saiba mais.
Por Marco Quintarelli
Publicidade
PERGUNTA E RESPOSTA
“Eu e minha esposa fomos convidados para passar o Réveillon na casa do meu chefe e participar do amigo oculto com ele e os colegas do trabalho. Estou sem graça de recusar o convite e acho que seria uma ótima oportunidade profissional. Devo levar presentes? O que posso comprar se tirar meu chefe no amigo oculto?”
Publicidade
Paulo Henrique, e-mail
Paulo, a primeira opção é agradecer o convite do seu chefe. Pelo visto, você tem bom conceito com ele, e assim sendo, pergunte se quer que você leve algo para a comemoração, como um vinho ou outra bebida que considerar mais adequada à ocasião.
Publicidade
Se você ou sua esposa forem bons cozinheiros e quiserem levar algum quitute já pronto, pode ser uma boa opção. Porém, fique atento quanto aos hábitos de alimentação dos inquilinos para evitar constrangimentos.
Já imaginou levar um pernil assado para uma família de vegetarianos? Caso não se sinta confortável em entrar em detalhes, leve flores para a mulher dele ou uma caixa de chocolates finos.
Publicidade
Para o amigo oculto do trabalho, se for o seu chefe, um vinho fino e uma gravata (se ele for formal) são opções ideais. Mas dê sempre algo elegante e evite os presentes muitos pessoais.
PARA OS AMIGOS
Publicidade
Aos colegas de trabalho, nada muito íntimo ou ousado para evitar más interpretações. Camisetas e camisas para homens são boas alternativas , mas nada radical, a não ser que seja o estilo da pessoa.
Para as mulheres, lenços, um kit de hidratantes corporais e livros podem causar boa impressão. Se a pessoa que você tirar no amigo oculto tiver algum hobby que você conheça , aproveite isso para o presente. Com certeza os efeitos serão os mais positivos, com ele e todos os outros.
Publicidade
É sempre bom lembrar que nessas comemorações o comportamento, a prudência e a discrição são o que conta. Sua imagem tem que estar ilibada para o seu chefe e seus amigos. Nada de beber além da conta, mesmo que os outros façam isto ou até mesmo o seu superior. Uma má impressão é muito difícil de ser revertida ou desfeita.
Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos
Publicidade