Sucesso nos concursos: Disputa por vagas no Banco do Brasil

Na seleção, que exige apenas Nível Médio e ostenta alto índice de contratação, interessados nas vagas precisam se preparar melhor para conseguir o posto

Por O Dia

Rio - A preparação para um concurso público deve ser sempre a mais planejada possível. Começar a estudar cedo é um grande trunfo para o candidato, que terá fôlego para abordar todas as matérias com a mesma qualidade.

Na seleção para o Banco do Brasil, por exemplo, que exige apenas Nível Médio e ostenta alto índice de contratação, interessados nas vagas precisam se preparar melhor para conseguir o posto. Para se destacar, procure enfocar conhecimentos específicos de Matemática e Matemática Financeira. Nessas duas, as dificuldades costumam surgir com grande frequência, e muitos candidatos são derrubados. Começando mais cedo, é possível dar atenção às demais disciplinas, que também vão colaborar para o seu ingresso na instituição.

Pergunta e resposta

“Estou pensando em começar a me preparar para o próximo concurso do Banco do Brasil. Com devo proceder ? Como posso iniciar?” - Pierre, Paracambi

Pierre, o concurso que você escolheu, do Banco do Brasil, sempre atrai um grande número de interessados por conta do volume de contratações. Isso, mesmo até quando as vagas abertas são destinadas ao chamado cadastro de reserva. Um outro ponto positivo é a exigência de apenas Nível Médio, o que permite a participação de todos os que tiverem interesse em se candidatar. O Banco do Brasil tem a tradição de convocar uma quantidade bastante significativa de aprovados.

As seleções, por outro lado, costumam ser bem concorridas. Este concurso específico é a principal porta de entrada na carreira bancária. O ingresso na instituição, associado aos planos de cargos e salários, permite ao funcionário ter um crescimento profissional destacado na empresa. É a partir deste exame que os cargos de gerentes e supervisores são ocupados. Além disso, geralmente, existem outros benefícios, como a participação nos lucros. Procure se informar sobre essas questões no edital do concurso para o banco.

Apesar de a contratação ser feita com base na CLT e o funcionário não ter a estabilidade do servidor público estatutário, a empresa não tem por hábito o desligamento de pessoal e isso acaba criando certa estabilidade. Para sair na frente, inicie seus estudos com antecedência. Existem disciplinas que são pontos de atenção para o candidato, como Matemática, Matemática Financeira e Estatística, nas quais costumam surgir muitas dificuldades.

Obviamente, não esqueça as demais disciplinas, que são tão importantes quanto essas, mas são mais simples ou representam menor quantidade de pontos na prova. Os assuntos que o Banco do Brasil costuma cobrar no concurso são, com mais frequência, os conhecimentos bancários, informática e atendimento. Esses vão constituir parte da prova dos conhecimentos específicos. Boa sorte e bons estudos!

Cláudia Jones é especialista do site Questões de Concursos.

Últimas de _legado_Economia