Por tamyres.matos

Rio - Além de buscar por desempenho e experiências, entrevistadores procuram identificar comportamentos positivos nos candidatos a vagas de emprego. Toda empresa quer funcionários que cheguem ao trabalho todos os dias com vontade de aprender e ajudar.

Pessoas assim são raras e as companhias sabem que boa vontade é algo que não se pode ensinar. No momento em que for participar de uma seleção, use tom de voz firme, mantenha as mãos e o olhar calmos e seja verdadeiro. Além dos especialistas serem craques em identificar dissimulações, os resultados de cada etapa do processo seletivo são cruzados e as contradições serão descobertas. Não titubeie, faça perguntas.Confira dicas e comportamentos que ajudam na hora da entrevista.

Por Janaina Ferreira

PERGUNTA E RESPOSTA

Qual deve ser o comportamento adequado na hora de entrevista de emprego, pois percebo que não tenho tido sorte na momento dessas dinâmicas?
>Luís Carlos, Méier

Olá, Luís Carlos! Além de buscar por desempenho e experiências, os entrevistadores querem identificar comportamentos positivos nos candidatos a vagas de emprego. Assim, primeiramente, quando for participar de um processo seletivo procure conhecer a empresa na qual você pretende trabalhar pesquisando informações no site corporativo ou nas redes sociais. Descubra dados sobre a companhia, cultura e o setor que ela atua.

Na entrevista, use tom de voz firme, mantenha as mãos e o olhar calmos e seja verdadeiro. Além dos especialistas serem craques em identificar dissimulações, os resultados de cada etapa do processo seletivo são cruzados e as contradições serão descobertas.
Procure chegar cerca de 30 minutos antes do horário marcado no local da entrevista e aproveite para saber mais informações sobre a empresa, lendo as comunicações internas. Prefira traje social nas cores clássicas e leve seu currículo atualizado.

A conversa com o avaliador deve ocorrer de forma clara e em ‘via de mão dupla’. Entenda se a empresa atende às suas expectativas profissionais e o que é esperado de você. A companhia busca o profissional comprometido com o trabalho. Faça perguntas. Cite sua experiência e suas principais responsabilidades e realizações em empregos anteriores. Seja objetivo nas respostas, sem ser monossilábico, e nunca fale mal dos seus antigos chefes ou empregos.

Ao negociar o salário, comece informando sua última remuneração e benefícios. Depois, pergunte a faixa salarial do cargo em questão e os benefícios oferecidos. Se a empresa não definir um prazo para divulgar o resultado do processo seletivo ou descumpri-lo, o candidato pode e deve fazer até dois contatos em intervalos de uma semana, contados a partir da data da entrevista. Por fim, nunca esqueça de agradecer pela oportunidade da empresa. Boa sorte!

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ

Você pode gostar