Sucesso nos negócios: Como escolher um bom 'ponto'

Além das questões iniciais para inauguração de um negócio, o futuro empreendedor deve estar consciente da importância de escolher um ‘ponto’ que seja coerente com seus interesses

Por O Dia

Rio - Além das questões iniciais para inauguração de um negócio (qual o público alvo e quem são os concorrentes), o futuro empreendedor deve estar consciente da importância de escolher um ‘ponto’ que seja coerente com seus interesses. Os grandes aportes financeiros não garantem tudo, e precisam estar acompanhados de um monitoramento constante dos efeitos destas escolhas iniciais. Em tempos de fim de ano, e festas na rua, como o Carnaval, o comerciante já fixado em um local deve avaliar se mudanças no trânsito e a queda de interesse da população por aquele produto ou serviço vai influenciar seus ganhos. Uma solução para os ‘maus tempos’, é reunir empreendedores de uma mesma região para pensar uma estratégia de reverter esse quadro ou, pelo menos, reduzir prejuízos.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Vou abrir uma loja de roupas femininas, mas estou na dúvida sobre o local. É melhor abrir a loja na rua ou no shopping?”

Rafael, Botafogo

Prezado Rafael, a escolha do local está entre as principais análises a serem feitas antes da abertura de um negócio. Você deve levar em consideração o público que quer atingir, custo fixo da loja, movimento de clientes, características do negócio etc.

Se a loja for de roupas mais finas e caras, por exemplo, não é indicado abrir num local de grande concentração de lojas populares. Também é importante ficar atento à visibilidade da loja.

Além de estudar o mercado, você deve levar em consideração os custos. O bom ponto é aquele que você consegue pagar. Não adianta alugar uma loja num local com movimento fora do comum, se seu faturamento não cobre os custos do empreendimento. Logo, faça as contas antes de qualquer decisão.

Considere, além das que você citou, mais uma alternativa : lojas em pólos comerciais. Elas também estão na rua, mas em um espaço aonde as pessoas vão para comprar, como a Dias da Cruz, no Méier e a Voluntários da Pátria, em Botafogo.

ORGANIZANDO A CASA

Para lhe ajudar na análise, faça um plano de negócios, reunindo as diversas informações, como público alvo, concorrentes e custos necessários para abertura, fatores importantes na sua tomada de decisão. No nosso site, há maiores informações sobre (https://goo.gl/cNrCO).

Lembre-se que a preocupação com o ponto deve ser constante. Se o movimento de um shopping cai, ou se uma rua tem uma mudança no trânsito que afeta o movimento, é necessário ligar o sinal de alerta e avaliar se ainda vale a pena manter o empreendimento no local ou tomar alguma medida com os comerciantes do local para reverter a situação e melhorar o ambiente aonde estão inseridos.

O Sebrae/RJ oferece consultorias, nas quais o empreendedor tem orientações sobre a montagem do negócio, inclusive escolha do ponto. Para saber mais, ligue para a Central de Relacionamento (0800 570 0800).

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

Últimas de _legado_Economia