Por bferreira

Rio - Algumas pessoas optam por se dar um presente diferente na época das grandes festas do ano: uma viagem. Para aqueles que buscam esse tipo de experiência, seguem algumas recomendações. O período de alta temporada, além de tradicionalmente conhecido pelos preços elevados, costuma significar uma dificuldade bastante superior aos dias normais para conseguir marcar voos e conseguir vagas no hotel. Se essa for a única opção, o leitor poderá, ao menos, buscar se antecipar e fazer as reservas com alguns meses de antecedência. Além disso, por precaução, faz sentido pensar em alternativas de cidade que você e seu acompanhante gostariam de visitar, caso a escolha original não seja possível. O planejamento não só trás maiores garantias, como pode render bons descontos.

Por Marco Quintarelli

PERGUNTA E RESPOSTA

“Quero fazer uma viagem de férias para o Nordeste no segundo semestre deste ano, mas minha condição financeira não é muito boa. Como posso programar um passeio bom pagando preços menores? É fácil negociar pacotes sem intermediação?”

Wilma, Bangu

Wilma, você está no tempo certo de organizar a sua viagem. O período considerado ideal para se reservar e comprar, voos, reserva de hotéis ou seus pacotes de viagem é de quatro a seis meses, pois os descontos são melhores.

Procure organizar e montar uma lista com informações com relação ao clima, os dias de viagem, local e quanto tem disponível para gastar. Coloque também outras opções de cidades para estadia , pois se uma delas não for viável você terá outras.

Dê preferência a viajar na baixa temporada, evite períodos de férias, carnaval, natal e réveillon, festas regionais e religiosas. No nordeste, essas são situações mais difíceis de driblar.

De toda forma, compre tudo com antecedência. Se você se antecipar, além de fazer as melhores escolhas e evitar a falta de vagas em hotéis e voos, garante um melhor preço.

Opte por pacotes que incluam passagem e estadia. Na maioria das vezes, comprando separado seu custo será maior. Sendo essa a sua primeira vez nesse tipo de viagem, uma excursão em grupo pode ser uma excelente opção, as ofertas são maiores nesse modelo de lazer.

Se você já tem por hábito viajar, e utiliza a internet, pode montar e pagar pacotes também com preços em conta pelos sites mais tradicionais de viagens. Assim, poderá até mesmo pagar parcelado no cartão de crédito. Mas cuidado, procure sempre os sites de confiança e tradicionais.

A utilização de agências de viagem é uma opção mais confortável para quem não está acostumado a organizar a própria viagem. Faça também uma comparação com os preços pela internet. Pode sair bem vantajoso.

Aproveite suas férias. Uma viagem tem o potencial de ficar na nossa memória para sempre. E costuma nos trazer um resultado melhor do que um presente material de aniversário. Boa viagem.

Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos

Você pode gostar