Pesquisa compara o valor de empresas americanas ao PIB de países emergentes

'O valor de mercado do Brasil mal ultrapassa o da Google' diz o estrategista-chefe do Bank of America Merill Lynch

Por O Dia

Rio - O Bank of America Merill Lynch divulgou nesta segunda-feira parte de uma pesquisa comparando o valor em bolsa de nove empresas americanas ao PIB de nove países emergentes. Não é nada que se leve muito adiante, porque são números voláteis pela própria natureza, mas a comparação pode servir para algumas reflexões.

O Facebook vale £1,21 bilhão mais do que a Malásia — ou, mais especificamente, £88,33 bilhões, contra £87,11 bilhões. Já a IBM vale £124,27 bilhões, enquanto o México fica com £1 22,44 bilhões.

Ainda sem especificar outros números, o estrategista-chefe do banco, Michael Hartnett, disse que a soma total dos países fica em £1,98 trilhão, contra £1,97 trilhão para todos os papéis das nove empresas.

Google, por exemplo, vale £ 231 bilhões, e a Apple, que não é citada no estudo do Bank of America Merill Lynch, fica com £ 293 bilhões. “O valor de mercado do Brasil mal ultrapassa o da Google. A Índia vale menos que a Wells Fargo e a Turquia é praticamente a mesma coisa que a Starbucks”, disse Hartnett.

Últimas de _legado_Economia