Por thiago.antunes
Rio - Qualquer que seja a mudança na taxa Selic a ser decidida hoje pelo Comitê de Política Monetária (Copom), as aplicações em poupança vão continuar ganhando em rentabilidade de fundos de investimento na maioria das situações. Estudo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) mostra que a caderneta só perde para aplicações de prazo longo e menores taxas de administração. A Selic está em 10% ao ano.
A poupança, que é isenta de IR, está rendendo 0,59% ao mês mais a TR para pessoas físicas ou 1,5% ao trimestre mais TR para pessoas jurídicas em geral. Os investimentos em fundo que tenham taxa de administração superior a 1% terão rentabilidade inferior à poupança, mesmo que a Selic suba hoje a 10,5% ao ano.
Publicidade
A exceção é para fundos com taxa de administração de 1% e prazo de aplicação de apenas seis meses, que produzirão rendimentos de 0,58% contra os 0,59% pagos pela poupança atualmente.
Um fundo com taxa de administração de 1,5% só conseguirá bater a poupança se o dinheiro ficar aplicado por dois anos — a rentabilidade será de 0,61%. Caso o Copom opte por subir a Selic em 0,25 ponto percentual, a situação pouco se modifica. Nenhum fundo com taxa de administração de 1,5% ganha da poupança.
Publicidade