Por thiago.antunes
Rio - Nos últimos dez anos, o governo federal expulsou 4.577 servidores da Administração Pública. As punições com perda de cargo foram aplicadas em razão do envolvimento desses funcionários em diversos tipos de irregularidades, principalmente aquelas relacionadas à corrupção.
Nos últimos dez anos%2C o governo federal expulsou 4.577 servidores da Administração PúblicaDivulgação

A informação foi divulgada esta semana em relatório da Controladoria-Geral da União (CGU). Segundo o documento, entre 2003 e 2013 foram aplicadas 3.078 punições por atos relacionados à corrupção, o que corresponde a 67,25% dos casos. 

Outros 1.025 foram demitidos por acumulação ilícita de cargos, abandono ou inassiduidade habitual (22,39%); 137 por procedimento desidioso (2,99%); 51 por participação em gerência ou administração de sociedade privada (1,11%); e 286 por outros motivos (6,25%).

Só no ano passado, foram aplicadas 529 punições expulsivas, o maior número no período avaliado. Desse total, 429 servidores foram demitidos, 51 tiveram a aposentadoria cassada e 49 acabaram punidos com a destituição do cargo em comissão.

Ainda em 2013, o órgão público com o maior número de punições, segundo o relatório, foi o Ministério da Previdência Social, com 123 demissões, 14 cassações e uma destituição. Em seguida, vem o Ministério da Justiça, com 66 demissões, 13 cassações e 15 destituições.
Publicidade
Falta de estrutura
A coluna tem recebido reclamações de servidores do Centro Municipal de Reabilitação Oscar Clark sobre a falta de infraestrutura do local em dias de calor. Segundo os funcionários, os bebedouros estão quebrados e os ar-condicionados também não estão funcionando corretamente.
Publicidade
Solução em breve
Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a unidade possui consultórios climatizados, porém, os aparelhos não estão dando vazão ao forte calor e já está sendo providenciada a substituição por outros mais potentes. Segundo o órgão, bebedouros funcionam normalmente.
Publicidade
Planos de saúde
Será inaugurada hoje a Central de Vendas dos planos de saúde dos servidores do estado. A partir de amanhã, interessados no serviço já podem comparecer ao local, que fica Rua da Ajuda 5, no Centro do Rio. Também é possível contratar os planos por meio do telefone 0800 2542 622
Publicidade
Evento esportivo
O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do estado (Sind-Justiça) promove no dia 2 de fevereiro a 12ª Corrida Rústica. A largada será às 9h, no Aterro do Flamengo, com chegada no mesmo local. O evento é aberto a todos os interessados. Mais informações em www.sindjustica.org.br.
Publicidade