Por thiago.antunes
Rio - O Senac RJ vai capacitar 25 mil jovens aprendizes este ano para as áreas de varejo, administração, Tecnologia da Informação (TI), hotelaria, gastronomia e ourivesaria (trabalho com ouro). Estudantes, entre 14 e 24 anos de idade, que estejam cursando ou concluído o Ensino Médio, devem se inscrever em uma das mais de 300 empresas desses segmentos e parceiras da instituição.

Com duração máxima de dois anos, serão oferecidos cursos de operação e programação de computadores, serviços administrativos, serviços hoteleiros, serviços de ourivesaria, restaurante e bar, recepcionista de serviços de saúde e de vendas.

Pelo programa, o jovem tem horas dedicadas à prática profissional na empresa contratante e às aulas oferecidas pelo Senac RJ. Gerente de Responsabilidade Social da entidade, Ana Paula Nunes diz que a iniciativa é uma das formas de o jovem entrar no mercado de trabalho. “Na empresa, como funcionário, ele tem a oportunidade de identificar suas aptidões e assim descobrir um leque de possibilidades para começar a definir a trajetória profissional”, avalia.

Os jovens vão aprender gastronomia. Pelo programa%2C serão aulas dedicadas à prática profissionalDivulgação

Ana Paula afirma que pesquisas da entidade mostram que o percentual de efetivação de aprendizes após participar do programa chega a 60%. “Estudo da Fecomércio-RJ constatou também que 77% dos jovens estavam empregados após sete meses de finalização do curso, sendo 71% deles com carteira assinada”, informou.

A gerente de Responsabilidade Social do Senac RJ explica ainda que, no primeiro mês, o participante terá somente aulas teóricas. “Após o período, o aprendiz passa a cumprir carga horária de quatro horas diárias na empresa junto com a manutenção das aulas do curso. Unindo assim teoria e prática”, comenta Ana Paula.
Publicidade
Experiência junta teoria e prática
Hoje especialista em Recursos Humanos do Hotel Windsor Barra, Nara Veras, de 23 anos, começou como jovem aprendiz na rede de hotéis. Ela fez curso, entre 2009 a 2011, de serviços hoteleiros.
Publicidade
Nara lembra que passou por diversos setores da empresa até ser efetivada no Departamento de RH. “Aprendi tudo relativo à hotelaria. Unindo teoria e prática a pessoa consegue assimilar muito mais o aprendizado”, avaliou a jovem, que se formou recentemente em Administração de Empresas.
Amil, Carrefour, Leader, Windsor Hotéis, Casa e Vídeo, Dufry do Brasil, Drogarias Pacheco, Lojas Americanas e Supermercados Mundial estão entre as empresas cadastradas no programa. Mais informações do programa e como se inscrever no site www.rj.senac.br.
Publicidade