Por thiago.antunes
Rio - Quem trabalha de forma autônoma tem chances de faturar mais do que aqueles que desenvolvem atividades convencionais. Mas isto não é sinônimo de lucro, pois o profissional deve levar em consideração o custo dos insumos, como telefone, energia elétrica, internet e até aluguel, em alguns casos.
Mas quem pensa em atuar por conta própria deve levar em conta o risco do negócio, pesar na balança o conhecimento que se tem do mercado que pretende atuar, e os fatores críticos de sucesso, como a falta de conhecimento em administração de empresas.
Publicidade
Dentre tantas alternativas, o leitor que escreveu para a coluna tem se saído bem, a julgar que ele pretende apenas adequar o custo com telefonia móvel à realidade de seu negócio. Confira as dicas.
Pergunta e resposta
Publicidade
Trabalho como autônomo e uso muito o telefone, tanto fixo quanto celular, para atender meus clientes e conquistar novos. Como posso controlar melhor estas despesas? Nelson Oliveira, Santa Cruz
Nelson, você deve levar em consideração detalhes, como horário das ligações, duração da chamada, se é DDD ou DDI, se está ligando de fixo para celular ou vice e versa. Tudo isto pode onerar muito uma chamada. 
Publicidade
O pacote de uso de voz e mensagens de texto pode ser boa opção. Saber quando é essencial fazer uma ligação ou enviar mensagem de texto, equilibrando os gastos.
Efetuar chamadas fora dos horários de pico é uma solução, embora nem sempre seja efetivo para situações comerciais. Ligações feitas de segunda a sexta, das 0h às 6h; de sábado e domingo, após as 14h; e feriados (o dia todo) são mais baratas, pois as tarifas são reduzidas.
Publicidade
Para chamadas de longa distância, a solução é pesquisar o preço das tarifas. Procure saber com a sua operadora os planos disponíveis. As tarifas variam muito entre as companhias.
Assim, encontrar um plano de outra empresa pode ser mais vantajoso. No site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel ), o cliente pode simular o custo das chamadas nacionais e internacionais. Se você tem acesso a banda larga num celular, existem programas e aplicativos de conversa por mensagens instantâneas, que podem ser opção de economia. As conversas de áudio ou vídeo são bastante eficientes.
Publicidade
Ter linhas pré-pagas de várias operadoras pode ser uma opção, desde que você controle e monitore para quem ligar. As ligações entre a mesma empresa oferecem custos inferiores. Mas cuidado, pois o valor dos minutos no pré-pago é maior que no pós-pago.
As chamadas de telefone móvel para a fixo também têm descontos. Vale pesquisar o custo do minuto da ligação em cada empresa. Fique atento: as chamadas de fixo para celulares não têm desconto e saem mais caras. Evite os recados em secretárias eletrônicas, pois estes também são cobrados e o custo é bastante considerável.
Publicidade
Quintarelli é consultor do Grupo AZO
Publicidade