Fórum dos Servidores confirma calendário da Campanha Salarial de 2014

Entidades que participam do grupo reforçaram a necessidade de mobilização de todos os segmentos do funcionalismo federal nos estados depois de amanhã

Por O Dia

Rio - O Fórum Nacional em Defesa dos Servidores referendou o calendário de lançamento da Campanha Salarial deste ano. Entidades que participam do grupo, entre elas a Condsef, reforçaram a necessidade de mobilização de todos os segmentos do funcionalismo federal nos estados depois de amanhã. Também reafirmaram a promoção de um grande ato no dia 5 de fevereiro, em Brasília.

Na capital federal, a atividade será em frente ao Bloco K do Ministério do Planejamento, a partir das 9 horas. De acordo com as entidades que compõem o fórum, o objetivo é concentrar toda a pressão e iniciar um processo de negociação com o governo, capaz de apresentar soluções para a pauta de reivindicação que unifica os servidores federais.

Fórum de Servidores confirma calendário da Campanha Salarial de 2014Divulgação

No dia 6 de fevereiro, as entidades fazem também um debate sobre a dívida pública, um dos principais agravantes que consideram para ocorrer falta de investimentos no setor público. O fórum volta a se reunir no dia 7.

A campanha usará como mote a Copa do Mundo. Lembrará que os servidores são como um time que serve ao Brasil e deve ser valorizado como toda equipe que pretende se sagrar campeã. Usará o lema das manifestações que tomaram as ruas no ano passado, quando a sociedade reivindicava serviços públicos no “padrão Fifa”.

Estão entre as bandeiras estão: a luta por política salarial permanente; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; definição de data-base unificada; regulamentação da negociação coletiva; e plano de carreira.

A retirada de projetos no Congresso que prejudicariam os trabalhadores públicos; além do cumprimento por parte do governo de acordos e protocolos de intenções firmados em processos de negociação anteriores, bem como a antecipação da parcela de reajuste prevista para janeiro de 2015 também estão na pauta do fórum.

Ano de Copa e eleição

O fórum avalia que, como este ano será marcado pela Copa do Mundo, que acontece entre junho e julho, e pelas eleições presidenciais em outubro, vai exigir muito esforço e mobilização por parte dos servidores públicos federais em torno da pauta emergencial. Para as entidades do fórum, a categoria deve estar ciente do papel fundamental que desempenha.

Mais avanços

As entidades que participam do fórum querem organizar os servidores para que pressionem e cobrem do governo a garantia de investimentos urgentes no setor público. O objetivo da direção do movimento é fazer o país avançar não só no campo econômico, mas também “tornar-se socialmente mais justo” para uma grande parcela da população brasileira.

Atrasou pagamento

Os profissionais de Educação aposentados de São João de Meriti começaram 2014 sem razões para comemorar. O motivo é o não pagamento da aposentadoria referente a dezembro. O prazo limite dado pelo Sepe se encerrou dia 17. Mas a prefeitura não efetuou o crédito dos benefícios da categoria, que agora volta a se mobilizar para reivindicar o acerto.

Sepe fará barulho

Devido ao atraso, o Sepe fará manifestação em frente à sede da Prefeitura de São João de Meriti, nesta segunda-feira, a partir das 10h. A entidade de classe convoca servidores e aposentados para comparecer à Avenida Presidente Lincoln 899, endereço do Paço Municipal. O sindicato alega que o município não deu qualquer previsão para mudar a situação.

Últimas de _legado_Economia