Sucesso nos negócios: Devo declarar Imposto de Renda?

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre como declarar IR e se precisam fazê-lo

Por O Dia

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre como declarar Imposto de Renda e se precisam fazê-lo. Mas a prática é obrigatória para todas as empresas, sendo de pequeno, médio e grande porte.
Quem é registrado como microempreendedor individual tem o faturamento bruto da atividade informado por meio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), na qual deve-se detalhar tudo que vendeu ou prestou de serviços durante os 12 meses do ano.

Porém, se está enquadrado como microempresa, o empresário deve consultar um contador para verificar os trâmites de declaração de valores, assim como uma possível restituição.

Abaixo, saiba mais sobre este assunto e veja a quem recorrer em caso de dúvidas na declaração do IR.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“As entradas e saídas de recursos da minha empresa têm que ser declaradas no Imposto de Renda anualmente? Posso conseguir alguma restituição dos gastos que tenho para mantê-la ativa?”

Silvio, Grajaú

Prezado Silvio, você não especificou na pergunta se é formalizado como microempreendedor individual (MEI) ou está enquadrado como microempresa. De qualquer forma, todos os empresários têm que declarar anualmente o valor do faturamento do ano anterior.

Caso você seja formalizado como MEI, o valor do faturamento bruto de sua atividade é informado por meio da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), na qual você deve informar tudo que vendeu ou prestou de serviços durante o último ano, sem abater qualquer tipo de despesa com o negócio no Imposto de Renda. Se você já informa seus rendimentos como pessoa física, lembramos que este processo continua sendo feito à parte.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Receita Federal, por meio do site www.receita.fazenda.gov.br, ou pelo Receita Fone, no número de telefone 146.

Porém, se você está enquadrado como microempresa, consulte um contador para verificar os trâmites de declaração de valores, assim como uma possível restituição. Vale lembrar que a microempresa pode ser enquadrada no chamado Simples Nacional, um sistema que reúne os impostos federais, estaduais e municipais.

Esse programa é uma forma simplificada e englobada de recolhimento dos tributos e das contribuições, tendo como base de apuração a receita bruta.

As pessoas jurídicas que se enquadram na condição de microempresa ou empresa de pequeno porte poderão optar pela inscrição no “Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte — Simples”.

Para obter mais informações, ligue para a nossa Central de Relacionamento, no número 0800-570-0800, ou acesse www.sebrae.com.br/uf/rio-de-janeiro.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

Últimas de _legado_Economia