Sucesso nas finanças: Descubra o seu perfil

Para muitos, aplicar recursos em imóveis pode parecer muito complicado, mas se faz necessário ter conhecimento do mercado e vivência das práticas do segmento escolhido

Por O Dia

Rio - Para muitos, aplicar recursos em imóveis pode parecer muito complicado, mas como em qualquer tipo de investimento, se faz necessário ter conhecimento do mercado e vivência das práticas do segmento escolhido.

Há aqueles que investem em imóveis residenciais na fase de lançamento, e os que compram apartamentos já construídos especificamente para este fim.

Porém, o que todos procuram, no fim das contas, é a rentabilidade proporcionada pela aplicação efetivada, o que deve ser foco de todo investidor. É muito comum achar que a melhor alternativa para encontrar um imóvel seria pela internet, mas recomenda-se ter cuidados especiais, para evitar a possibilidade de negócios não lucrativos. Abaixo, saiba mais sobre o assunto.

Por Jair Abreu Júnior

PERGUNTA E RESPOSTA

“Moro de aluguel e recebi um dinheiro de herança que seria suficiente para comprar um apartamento próprio. Porém, se eu investir em uma aplicação de alto risco, posso ter ganhos maiores. O que vale mais a pena?”

Francisco, Copacabana

Francisco, a classificação de um bom investimento depende muito de algumas condições bastante específicas de cada pessoa. Entre elas, o perfil de quem vai investir. Nesse caso, você já informa que o valor que recebeu de herança é o suficiente para adquirir um imóvel, o que indica o seu desejo por uma aplicação mais segura, no que se refere às opções de investimentos. Isso pode significar alguma tendência ao conservadorismo na aplicação de seus recursos financeiros, o que sem dúvidas, lhe proporciona mais segurança ao investir.

Considero nesse contexto que seria uma oportunidade adequada para analisar as condições de aquisição de imóveis também para locação. A aplicação no setor imobiliário de valores menos elevados possibilitaria diluir o risco de insucesso com determinados inquilinos. Algumas recomendações podem ser dadas a respeito dos cuidados com a aquisição de imóveis para aluguel.

Em primeiro lugar, analise a localização do imóvel. Isso afeta em aproximadamente 90% nas decisões de compra ou aluguel. Preste atenção ainda à existência de uma área de lazer no prédio, pois isso representa cerca de 85% das decisões de concluir um contrato.

A vista externa do imóvel também tem importância. A imponência da construção afeta em aproximadamente 75% nas decisões de compra e aluguel. Outro fator importante é o acabamento e tamanho dos cômodos, que têm uma influência de 80% para os interessados.

Cabe destacar ainda que a percepção de valor cria o desejo de posse. Isso significa que as pessoas compram e alugam motivadas pela compreensão emocional que têm no momento da efetivação do negócio. Em geral, as pessoas adquirem benefícios e não determinadas características do objeto desejado. Boa sorte!

Jair Abreu Júnior é coordenador em Gestão Financeira da Universidade Estácio de Sá

Últimas de _legado_Economia