Por thiago.antunes

Rio - O que o consumidor brasileiro mais admira na atuação de uma empresa? Estudo feito em 12 grandes cidades do país indicou que, para 90% dos 800 entrevistados, é o compromisso em reduzir o consumo de energia. Para a Pesquisa Akatu – Rumo à Sociedade do Bem-Estar, o Instituto Akatu reuniu 18 práticas indicativas de responsabilidade social empresarial e pediu para que os consumidores apontassem as que consideram mais importantes.

Outros fatores citados foram: ter produtos com selo de proteção ambiental (89%); não maltratar animais na produção (87%); garantir boas condições de trabalho (86%); e ter boa relação com a comunidade em que estão situadas (85%).

Estudo feito em 12 grandes cidades do país indicou que, para 90% dos 800 entrevistados, importante na atuação de uma empresa é o compromisso em reduzir o consumo de energiaiStockphoto

Os entrevistados também foram solicitados a pensar num produto que costumam consumir, e dizer que tipo de problemas no fabricante os faria abandonar o hábito. Dos participantes, 92% indicaram que se descobrissem que a empresa faz propaganda enganosa a chance de comprar seus produtos se reduziria. O mesmo aconteceria se descobrissem que a empresa tem produtos que trazem riscos à saúde das pessoas (91%), discrimina funcionários (88%) ou realiza atividades com impacto social ou ambiental negativo (86%).

Banho de mar para deficientes físicos

Uma cadeira movida a energia solar transformou em realidade algo que parece impossível: banhos de mar para pessoas com deficiências físicas. O equipamento, chamado de Seatrac, foi desenvolvido na Grécia por equipe de cientistas. Por meio de um trilho, a cadeira é levada até o mar e trazida de volta à areia.

Reportagem recente na agência Reuters, porém, mostrou a falta de apoio das autoridades locais para a implantação do projeto: cabe às prefeituras construir uma rampa do calçadão até água. O engenheiro Ignatios Fotiou, um dos inventores do Seatrac, afirmou que a falta de apoio era semelhante à “construção de um apartamento de cobertura sem um edifício embaixo dele”.

Cadeira de rodas movida a energia solar é realidadeiStockphoto

Ainda de acordo com a matéria da Reuters, há casos de uso das rampas que já existem como trampolim de mergulho e até de roubo dos painéis solares instalados. Uma pena.

Boas ações em dia

A Coca-Cola Brasil adotou em linha de sucos embalagens cartonadas de polietileno verde, da Tetra Pak. As camadas do material convencional, a partir do petróleo, são substituídas pelo de cana-de-açúcar, que se renova de forma natural, sem se esgotar. A ação contribui para reduzir o efeito estufa.

O projeto Rio Cidade Sustentável, que atuou nas comunidades Chapéu Mangueira e Babilônia de 2011 a 2013, é destaque no programa Brasil 2050, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, na grade do canal Curta!. O projeto realizou ações de melhoria habitacional sustentável, agricultura urbana orgânica, turismo comunitário, entre outras.

A ONG Favela Mundo inaugurou espaço em Água Santa, onde oferecerá oficinas grátis para crianças e jovens, como já faz em Vargem Grande. Há aulas de dança, teatro, violão e inglês.

Você pode gostar