Por bferreira

Rio - Os inscritos no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) têm até sexta-feira para confirmar as matrículas nos cursos técnicos gratuitos oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A lista dos selecionados na primeira chamada foi liberada ontem no site www.sisutec.mec.gov.br. O candidato pode verificar na opção “ver meu boletim” ou acessar as listas de aprovados nos 122 cursos oferecidos pelas 937 instituições públicas e privadas credenciadas, além das escolas do Senai e do Senac.

O Ministério da Educação (MEC) informou que as as aulas para estes primeiros inscritos começam no período entre 14 de abril e 12 de maio. <MC0>Quem não foi selecionado agora deve aguardar o resultado da segunda chamada, que ocorre em 1º de abril. Já as matrículas desta fase serão de 2 a 4 do mesmo mês.

De acordo com o MEC foram registrados 1.016.211 inscrições, mas o total de candidatos foi 527.730, já que cada pessoa poderia fazer duas opções de curso. O Rio de Janeiro foi o estado com o maior número de pessoas cadastradas: 111.282; seguido de Minas Gerais, com 100.738. São Paulo ficou em terceiro lugar, com 88.586.

As formações mais procuradas pelos alunos são técnico em segurança do trabalho, logística, enfermagem, informática e edificações. O Sisutec oferece 293.738 oportunidades em todo o país. Nestas duas primeiras convocações, as vagas serão ocupadas prioritariamente por estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 e que obtiveram nota acima de zero em redação.

É necessário ainda que o aluno tenha se formado em escola da rede pública ou ter sido bolsista integral em instituição privada. Após as duas chamadas, todos os formados no Ensino Médio poderão se candidatar às vagas remanescentes com inscrições programadas entre 7 e 13 de abril. Mais informações no 0800 616161 ou no e-mail [email protected]

Prêmio para os melhores

A Escola Técnica Electra, além das 640 vagas diponíveis no Sisutec, está oferecendo por conta própria aos aprovados cursos de qualificação de 40 a 60 horas/aula. Diretor-geral da instituição, Márcio Cardia diz que vai ofertar gratuitamente essas formações aos alunos que tiverem melhores notas e frequência até o quarto mês do curso técnico.

“A ideia é que o estudante esteja empregado antes mesmo de concluir a formação técnica. Por isso, estamos oferecendo em paralelo um curso de capacitação para os alunos mais dedicados. Inclusive, vão ter direito a livros e à carteira de estudante”, diz o diretor.

Já a Unicarioca vai dar ajuda de custo no transporte para os selecionados no Sisutec. No primeiro período, os estudantes terão 50% do valor de uma passagem unitária de ônibus (válida no município do Rio) custeados pelo centro universitário. O benefício será válido a partir do segundo mês de curso e apenas para alunos que possuírem 100% de presença nas aulas.

Você pode gostar