Por bferreira

Rio - Em alguns casos, abrir um negócio numa região em que já têm outros do mesmo segmento pode ser uma boa ideia. No caso dos bares, a concorrência não atrapalha. Pelo contrário, ajuda a aumentar o movimento no local e, consequentemente, atrair mais clientela.

Antes de inaugurar o estabelecimento, no entanto, avalie de que forma o seu negócio pode se diferenciar dos outros e, assim, não sofrer com os concorrentes.

O empreendedor deve transformar os vizinhos em clientes ou verificar a possibilidade de abrir o restaurante em outro endereço. Porém, lembre-se: a escolha do ponto é uma das decisões mais importantes para quem monta um empreendimento neste segmento.

Veja abaixo mais sugestões sobre o tema.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Quero abrir um bar numa rua onde há vários outros estabelecimentos. Os lugares ficam lotados, mas tenho medo de não reunir clientes devido à concorrência. O que devo fazer para me diferenciar e ser competitivo?”

Guilherme, Vila Isabel

Prezado Guilherme, abrir o seu empreendimento em um local onde já existem outros bares pode ser uma boa oportunidade para aproveitar o fluxo de pessoas. Porém, é necessário acompanhar de perto os passos de sua concorrência e saber sobre ela quase tanto quanto você saberá a respeito do seu próprio bar e clientes. Isso permite que você se diferencie e se torne competitivo.

Antes da análise dos concorrentes, no entanto, é necessário conhecer bem as próprias características do seu empreendimento, como produtos que comercializa, seu porte, o local e a capacidade de atendimento, entre outros aspectos. Assim, vai ser possível compará-las com os bares que estarão ao seu redor e saber que tipo de concorrente enfrentará.

Você tem duas opções: ou transforma seus vizinhos em clientes, divulgando o restaurante de forma efetiva, o que será positivo e lucrativo para o seu negócio, ou, verifica a possibilidade de abrir o bar em outro endereço.

Fazer pesquisa na concorrência é uma boa opção para avaliar o que o mercado está usando para driblar os problemas. No nosso site, há um instrumento de apoio que pode lhe ajudar.

Além disso, há análises sobre as tendências de mercado para variados setores. Para o seu caso, destacamos a análise ‘Varejo — estratégias para enfrentar os grandes concorrentes’. Basta acessar o link goo.gl/3EPQN.

Inicie o processo de pesquisa e planejamento pelo Plano de Negócios, no qual você organizará as principais informações que nortearão a abertura de seu bar, como conceito, riscos, análise dos concorrentes, perfil da clientela, estratégias de marketing e plano financeiro.

Saiba mais sobre o plano e como elaborá-lo por meio do site www.sebrae.com.br. Para orientações práticas, acesse também www.negociocertosebrae.com.br.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

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