Sucesso nos concursos: Livros fazem toda a diferença

Dica para quem deseja estudar sozinho é ter um bom material nas mãos e saber como fazer para ter acesso a ele

Por O Dia

Rio - Ao estudar para concurso público, muitos candidatos ficam em dúvida sobre qual material usar e se é necessário ingressar em um curso preparatório. Cada caso merece uma análise diferente.

Mas a dica para quem deseja estudar sozinho é ter um bom material nas mãos e saber como fazer para ter acesso a ele. Um livro de qualidade significa 50% da conquista da vaga em qualquer uma seleção. Mas cuidado: muitos candidatos pensam, ainda, que é somente estudar o conteúdo e memorizá-lo, e se esquecem das inúmeras pegadinhas e a experiência que somente professores especializados e acostumados com as provas podem ensinar.

Em casos como esse, um curso público é sempre boa opção. Veja abaixo informações de como se preparar nas duas situações.

PERGUNTA E RESPOSTA

por Claudia Jones

“Comecei a estudar agora para o concurso que desejo passar e gostaria de saber se, além de um cursinho eu deveria também usar material de apoio? O que você me indica na hora de procurar meus livros e apostilas?”
Letícia Soares, Ilha do Governador

Leticia, é muito importante ter um bom material de estudo nas mãos e saber como fazer para ter acesso a ele.Um material de qualidade significa, na minha opinião, 50% da conquista da vaga em qualquer uma seleção pública. A apostila que você deve procurar é aquela que se mantém atualizada, que segue rigorosamente o que é cobrado nos editais e, principalmente, está de acordo com a banca organizadora daquele concurso que foi escolhido pelo candidato.

Por isso, sempre alerto que é importante o aluno ficar atento ao que é oferecido no mercado, buscando autores com credibilidade, preferencialmente especialistas em concursos públicos. Esses saberão muito além das disciplinas: conhecem dicas, macetes, o que as bancas mais costumam cobrar e como elas aplicam o conteúdo nas provas.

Hoje temos qualidade no trabalho das editoras em material para concursos públicos. Elas estão, a cada dia, se especializando mais, assim como todos os profissionais envolvidos em concursos públicos. São livros e apostilas imprescindíveis para seus estudos. Essa especialização atende cada vez mais áreas específicas.

Passou o tempo em que qualquer material para concurso público “servia” para todos os concursos. O trabalho das editoras está muito direcionado com bom nível, em geral, excelente.

Os cursos preparatórios trabalham mais com apostilas, porque fazem uma compilação do que é mais importante para o concurso A, B ou C. Caso você não tenha tempo para um curso presencial, procure os preparatórios online. Mas mantenha seu material na cabeceira durante a sua preparação.

Fique atento às suas necessidades e peça opinião dos professores ou pessoas do ramo em quem você confia. Bons estudos!

Cláudia Jones é jornalista especializada em concursos públicos

Últimas de _legado_Economia