Por bferreira
Publicado 18/04/2014 01:28

Rio - Estamos em um momento muito bom para a compra de automóveis. Enquanto as montadoras estão com excesso de carros novos prontos para a venda, as concessionárias de veículos usados e semi-novos tiveram um aumento de venda de quase 10%.

Para quem deseja comprar um carro, essa pode ser a hora perfeita. É importante frisar que, a partir de julho haverá aumento e IPI para os automóveis zero km e os preços para os consumidores devem ficar em torno de 4% a 5% mais altos.

Mesmo assim, alguns detalhes precisam ser levados em consideração, principalmente para quem vai comprar um carro semi-novo. Seja cauteloso, compare as ofertas e aproveite bem a oportunidade. Confira mais dicas abaixo.

PERGUNTA E RESPOSTA

“Estou pensando em trocar de carro. Mas fico em dúvida se é um bom momento para fazer isso, e se devo comprar novo ou usado. O que você me indica fazer?”

Murilo Souza, São Gonçalo

Murilo, estamos em um momento bem interessante no mercado de automóveis. As montadoras estão com excesso de carros novos prontos para a venda, enquanto as concessionárias de veículos usados e semi-novos tiveram um aumento de comercialização quase 10% no último mês.

A venda de carro “zero”, ou seja, veículo novo caiu com a valorização do dólar, o reajuste do preço do aço deixou as peças mais caras e houve redução das vendas da nossa produção de automóveis para países da América do Sul.

Em compensação, quando se escolhe comprar um carro semi-novo , com um ou dois anos de uso, o consumidor leva um carro com preço entre 20% e 30% mais baixo do que o dos veículos “zero” atuais, devido à desvalorização natural e ainda conta com garantia da concessionária que vendeu e até das montadoras, já que a maioria dos automóveis sai de fábrica com garantias de três a cinco anos.
A principal dica é que você pesquise e veja o que vale mais a pena: a variedade de ofertas de um carro novo ou de um semi-novo com garantias são vastas.

Na hora da escolha, leve em consideração também que, a partir de julho haverá aumento de IPI para os automóveis zero km e os preços devem ficar em torno de 4% a 5% mais altos.

Mas lembre-se: ao adquirir um automóvel semi-novo a atenção tem que ser redobrada. Para este caso, peça sempre a ajuda de um amigo que já comprou um usado ou de um mecânico de sua confiança. Eles terão conhecimento e dicas para uma melhor avaliação na hora de adquirir este bem.

Nos principais cadernos de automóveis dos jornais e as revistas especializadas você encontra os valores referenciais de mercado. Seja cauteloso, compare as ofertas, os preços e aproveite bem este momento.
Boas compras!

Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos

Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias