Por felipe.martins

Rio - Quem pretende fazer um dos cursos profissionalizantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) só tem até domingo para se inscrever. São 8.926 vagas nas 33 unidades da instituição na Região Metropolitana do Rio. Os cursos com maior oferta são os de assistente de operações de logística (com 750 chances), manicure e pedicure (610) e almoxarife de obras (595).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas somente pelo site www.faetec.rj.gov.br, no link “Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional”. Quem não tiver acesso à internet poderá procurar um dos 97 polos da Faetec Digital distribuídos em todo o Estado e contar com o auxílio dos monitores da Fundação.

Para se candidatar é preciso ter o Ensino Fundamental. A idade mínima varia de 14 a 18 anos, dependendo do curso. Os cursos têm duração de 12 semanas, exceto o de NR-10 Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, com um mês.

O sorteio público das vagas será feito na terça-feira e a lista dos vencedores será publicada no site logo no dia seguinte. Os candidatos sorteados terão da quarta-feira ao dia 20 para efetivar a matrícula. As aulas começam em 30 de junho.

Para a presidenta da Faetec, professora Maria Cristina Lacerda, o mercado de trabalho carece de bons profissionais com formação educacional de qualidade e a fundação preenche esse espaço com excelência. “A educação profissional possibilita ao aluno a aquisição de conhecimentos que lhe garante a inserção imediata no mercado de trabalho. Esta prática atende as demandas de mão de obra especializada exigidas pelos empregadores” destaca.

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT), com 750 vagas, e o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizantes (Cetep), com 450, ambos no Complexo do Alemão, são as unidades da Faetec com o número maior de oportunidades.

Você pode gostar