Por paloma.savedra

Rio - Uma semana depois de Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicar as regras que regulam o sistema de contas de energia pré-pagas no país, a Light, distribuidora de energia do Estado do Rio, informou, nesta segunda-feira, que vai aderir ao sistema ainda este ano.

Para isso, a empresa vai instalar um novo tipo de relógio, cuja característica será a interatividade. Ao todo, serão instalados 1 milhão desses relógios de residências no estado do Rio até 2018. O programa da Light será batizado com o nome Smart Grid, e vai prever além do novo medidor, a automação de rede, e novas tecnologias,. Com isso, o cliente saberá, por exemplo, o valor da conta em tempo real..

A adesão será opcional para o consumidor. De acordo com as regras previstas pela Aneel, o cidadão vai poder comprar créditos de energia, assim como faz com os celulares pré-pagos.

A Aneel acredita que a medida facilitará o controle dos gastos com a conta de luz. A primeira barreira a ser vencida para a nova forma de cobrança da conta de luz entrar em vigor está no Inmetro, que terá que definir os parâmetros dos medidores que serão usados nas contas pré-pagas. O órgão informou, em nota, que vai publicar as regras em até julho. Após esse período, o instituto terá que fazer a averiguação dos aparelhos.

Adesão será feita em 30 dias

Assim que o consumidor solicitar a troca da cobrança normal para a conta de luz pré-paga, a operadora de energia elétrica terá 30 dias para providenciar o contrato de adesão. A partir daí, o serviço terá que ser oferecido em um mês.

Ao aderir ao sistema, o consumidor deve fazer uma primeira compra mínima de 20 kWh. Se ele tiver débitos atrasados, a distribuidora poderá descontar a dívida no momento da compra do crédito.

Quando os créditos acabarem, o cliente pode fazer a recarga. Se isso não ocorrer, ele terá seu fornecimento de energia cortado e ficará sem luz.

A distribuidora deve dispor de um crédito de emergência, que pode ser acionado pelo consumidor a qualquer dia e hora da semana, para que a luz não seja cortada.

No sistema pré-pago, os medidores vão permitir que o usuário do se

Você pode gostar