Sucesso nos Concursos: Estudar em casa requer atenção

Organizar um tempo e separar pelas disciplinas é fundamental

Por O Dia

Rio - O concurso para Tribunal de Justiça do Rio cria expectativas nos concurseiros de plantão por ainda não ter o edital divulgado. A dica é estudar pelas provas anteriores, de 2012. Organizar um tempo e separar pelas disciplinas é fundamental. O mais importante é o estudante ter disciplina e manter a frequência nos estudos.

Agora, muita atenção às atualizações das leis! É primordial ter em mãos um bom exemplar da Constituição Federal com data de atualização de 2014 e, claro, com as leis que você for usar para as disciplinas de Direito como, as de Processo Penal e Processo Civil. Em relação às outras legislações específicas e atualizações do TJ, basta você acessar o site do órgão, pois é a melhor fonte de consulta. Veja mais algumas dicas abaixo.

PERGUNTA E RESPOSTA

Por Cláudia Jones 

“Vi reportagens sobre o concurso do Tribunal de Justiça aqui do Rio de Janeiro. Vou entrar nesse mundo das seleções agora e gostaria de fazer essa especificamente. Gostaria de suas orientações sobre como devo me preparar.”

Deusiane, Rocha Miranda

Deusiane, 

O concurso do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro está próximo, pois ,segundo fontes, o órgão pretende publicar este edital logo no início do segundo semestre deste ano para que a próxima administração tenha um cadastro de reserva à disposição. Mas nada impede que ele seja publicado antes.

Esta é a hora de você começar os estudos. A organização diária em relação à sua preparação vai depender da quantidade de tempo que você tem disponível para estudar. O primeiro ponto é criar uma agenda na qual você coloque todos os seus afazeres e depois preencha as lacunas com os estudos.
Claro que, em algum momento mais próximo, você precisará apertar um pouco mais a sua agenda em prol do bom rendimento nos estudos. Mas, por enquanto, você deve começar a dividir seu tempo pelas disciplinas que constaram do último edital que teve como organizadora a Fundação Carlos Chagas, em 2012.

O ideal é, a cada tema estudado, resolver questões, pois assim você terá a nítida visão de como está o seu rendimento e quais pontos devem ser aprimorados. Inicialmente, não existem prioridades em relação aos estudos, todas as matérias dever ser trabalhadas.

No decorrer do tempo, você pode avaliar se alguma delas traz maior nível de dificuldade para seu treinamento e, então sim, dar um foco maior a ela. Quando o edital sair você estará pronta para as novidades, caso elas surjam. Se não houver nada de novo e se mantiver o mesmo conteúdo passado, será a hora de apenas revisar os pontos primordiais e treinar muitas questões de exercícios.

Aproveito para convidar você para assistir a um aulão gratuito de Direito Constitucional no site www.agoraeupasso.com.br com a professora Karina Jaques.

Bons estudos!

Cláudia Jones é jornalista e especialista do site Questões de Concursos.

Últimas de _legado_Economia