Sucesso na carreira: A busca ágil e rápida de novo emprego

Além dos tradicionais classificados de jornais impressos e o boca a boca com amigos que têm os mesmos interesses profissionais, aumente a busca de vagas pela internet

Por O Dia

Rio - Você não está satisfeito no atual emprego e busca novas oportunidades? Além dos tradicionais classificados de jornais impressos e o boca a boca com amigos que têm os mesmos interesses profissionais, aumente a busca de vagas pela internet.

Afinal, a web tem, pelo menos, duas vantagens: é ágil e econômica. Além disso, esses benefícios também foram descobertos por quem oferece as vagas de trabalho.

As principais redes sociais (LinkedIn, Facebook, Twitter), além de empresas contratantes e firmas especializadas em recrutamento e seleção, publicam oportunidades de empregos constantemente na web e não cobram taxas. Grandes corporações também mantêm seus bancos de cadastros. Todos aceitam currículos. Confira as dicas!

Por Janaina Ferreira

PERGUNTA E RESPOSTA

“Estou insatisfeita com o meu atual emprego e já penso em buscar novas oportunidades. Por onde devo começar? A internet é r uma boa alternativa e me ajudar a conseguir outra ocupação?” 

Cristina, Campo Grande

Olá, Cristina! A internet é uma boa fonte para pesquisar e conseguir empregos. Nela, é possível encontrar vagas, aprender a fazer o currículo e até entender como se comportar em uma entrevista de seleção. No entanto, é essencial dedicar-se diariamente para divulgar o currículo até obter sucesso.

Quem almeja um novo emprego pode buscar nesses sites: principais redes sociais (LinkedIn, Twitter, Facebook ) e firmas especializadas em recrutamento e seleção de seu interesse. Algumas redes oferecem ainda vagas com excelente sistema de busca.

Se o seu atual empregador puder saber que você procura um novo emprego, você deve divulgar na sua rede social. Informe que está em busca de novas oportunidades, apresentando seu currículo resumido. Porém, se seu perfil pessoal for muito informal, é aconselhável criar outro para uso estritamente profissional.

Nos sites das empresas especializadas em seleção ou outras firmas de seu interesse, as principais formas de participar dos processos seletivos são: preencher formulário disponível na internet ou enviar currículo por e-mail. Além disso, grandes corporações também mantêm bancos de cadastroem seus sites.

Nestes casos você precisará informar dados pessoais e experiência profissional. Antes de fornecer suas informações, faça uma pesquisa para certificar-se de que as páginas são idôneas e, depois, lembre-se de renovar seu cadastro a cada seis meses. Não esqueça de observar, na própria internet, como são produzidos os currículos.

Para valorizar ainda mais suas informações, descreva de forma resumida cada experiência profissional e mencione os resultados alcançados, dizendo como chegou lá. Por exemplo: “Empresa X: elevei em 34% o volume de vendas ao mudar os canais comerciais”. Boa sorte e até a próxima semana.

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças

Últimas de _legado_Economia