Sucesso nos Concursos: Qual a melhor opção?

Alguns concursos ainda nem tiveram editais lançados, mas os futuros candidatos podem ter dúvidas

Por O Dia

Rio - Alguns concursos ainda nem tiveram editais lançados, mas os futuros candidatos podem ter dúvidas. Por exemplo, qual concurso é melhor: para o Tribunal Regional do Trabalho, INSS ou para o Departamento Penitenciário Nacional (Depen)? Não há uma regra, a dica é fazer a prova para a área que mais o concurseiro se identifica.

Todas as funções têm atribuições distintas, como no Depen que o funcionário tem que lidar com presidiários e essa particularidade deve ser bem analisada pelo candidato.

Quando o concurseiro se decidir, o ideal é estudar a teoria e resolver questões de cada assunto. Assim, estará sedimentando e medindo o grau de conhecimento em determinada matéria.

Veja abaixo mais dicas para esses e outros concursos.

PERGUNTA E RESPOSTA

Por Cláudia Jones

“Estou com dúvida se estudo para o concurso do INSS, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) ou do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Já tenho uma bagagem de Direito Penal e Processo Penal, pois estudei para a prova da Polícia Civil, mas a dúvida me consome. Gostaria de saber qual o melhor local para se trabalhar. O que eu faço? ” 

José, por e-mail

José, temos aqui áreas distintas e para cada gosto. De qualquer forma, conversando com o diretor acadêmico do site Questões de Concursos, Fernando Bentes, ele disse que, na opinião dele, “sem dúvida, o TRT é uma instituição mais sólida, com remuneração melhor e que oferece mais vantagens a longo prazo.” Para Bentes, o INSS também apresenta um bom trabalho porém o candidato deve ter o perfil de atendimento ao público, que exige uma dose de paciência, simpatia e solicitude.

O especialista também afirma que, neste sentido, o Depen cobra ainda mais do perfil do candidato, que precisa se autoconhecer, saber se pode exercer uma função tão importante, mas de tanta responsabilidade que é acompanhar os detentos, velar pela segurança penitenciária, intermediar possíveis conflitos e ter a perspicácia de se antecipar a situações de risco que envolvem o dia a dia dos sistema carcerário.

Para ele, se o candidato já possuir uma bagagem maior de Direito Penal e Processo Penal, talvez este seja o concurso mais indicado, pois é bem provável que ambas as disciplinas caiam na prova.

De qualquer forma, José, agora é escolher em qual perfil você se encaixa e começar a estudar imediatamente, pois o melhor momento é esse, em que os órgãos ainda nem têm a autorização para os concursos. Sabemos que vai ocorrer, mas será um tempo maior de estudos até a publicação do edital se você optar por iniciá-los agora.

O ideal, como eu sempre indico é estudar a teoria e resolver questões de cada assunto que você concluir. Assim, estará sedimentando e medindo o grau de conhecimento em determinada matéria. Bons estudos!

Últimas de _legado_Economia