Sucesso nas compras: Pacotes de serviços são boas opções?

As operadoras de telecomunicação fazem constantes promoções chamadas de combos

Por O Dia

Rio - As operadoras de telecomunicação fazem constantes promoções chamadas de “combos”, com serviços combinados, como internet e telefone por um preço mais acessível. Essa prática leva vantagens aos consumidores, mas também alguns pontos são contra.

É preciso saber que, quando há um problema com um serviço contratado em pacote afeta todos os outros. Por exemplo: a internet no celular não funciona, mas mesmo assim é preciso pagar a conta para não cancelar a assinatura de TV a cabo. Essa situação pode acontecer facilmente e é por isso que o consumidor deve ficar atento para a real necessidade de comprar todos os produtos oferecidos no “combo”.

Tirando isso, os descontos são atrativos. Veja abaixo mais dicas sobre o assunto.

Por Marco Quintarelli

PERGUNTA E RESPOSTA

“Estou querendo contratar estes pacotes de serviços, os ‘combos’, com internet em casa com wi-fi, TV a cabo, telefone fixo e celular com internet. Você aconselha ou é melhor contratar separado?”

Rogério Lins, Realengo

Rogério,

todas as duas opções têm prós e contras, mas vamos fazer uma reflexão. Atualmente as operadoras de telefonia fixa e móvel, assim como as operadores de televisão fechada (a cabo ou satélite), dispõem destas opções de serviços agrupados que, usualmente chamamos de “combo”, que são os serviços combinados.

A grande vantagem é que você ganha tanto por conveniência, de ter uma só conta com os serviços sendo cobrados em uma fatura única, quanto pelos custos destes pacotes que costumam ser, em média, 25% mais baratos do que você contratar em separado cada um deles.

Em contrapartida, imagine se por uma situação inusitada qualquer você tenha algum problema financeiro e deixe atrasar o pagamento deste “combo”. Todos os serviços estarão comprometidos e você pode ficar sem todos eles ao mesmo tempo. Também pode acontecer se você tiver problema com o valor cobrado de um dos serviços deste pacote. Por exemplo, se você não concordar com os valores de sua conta de celular que geralmente é variável pelos números de ligações fora do pacote e quiser contestar e não pagar. O questionamento na fatura geral pode também comprometer a prestação de todos os serviços inclusos contratados.

A minha sugestão é que você feche mais de um “combo”, ou melhor, dois ou até três, e de preferência com operadoras diferentes.

Por exemplo, um pacote para telefone fixo e celular com internet, outro para internet e wi-fi em sua casa com a TV ou um só para a TV a cabo ou satélite. Isto fará você acompanhar os melhores prestadores de serviço e ter a opção de trocar se necessário.

Pense bem na sua real necessidade e, o que lhe mais convém. A oferta de serviços é grande e a facilidade de trocar de operadora também.

Boas compras!

Marco Quintarelli é consultor do Grupo AZO. Segunda-feira, Sucesso nos Concursos

Últimas de _legado_Economia