Professores descartam nova paralisação

Setor jurídico do sindicato atua para conseguira anulação dos processos administrativos

Por felipe.martins , felipe.martins

Rio - Os professores das redes estadual e municipal do Rio descartaram retomar a greve suspensa no dia 27 de junho. Cerca de mil servidores da Educação participaram nesta segunda-feira  de assembleia unificada e a ampla maioria definiu não retomar a paralisação. É um voto de confiança que os docentes dão para que a Prefeitura do Rio reconsidere os cortes de salários devido aos 47 dias parados.

Uma das exigências do município para voltar a ter diálogo com a classe era de que não houvesse qualquer tipo de paralisação prevista pelos professores. Segundo Gesa Linhares, integrante da coordenação do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), os professores aguardam a reabertura de negociação.

Ela destaca que os docentes que fizeram greve vivem dificuldades financeiras em decorrência dos descontos efetuados no contracheque deste mês.

Ampla maioria definiu%2C em assembleia%2C não retomar a paralisaçãoDivulgação

Gesa também informou que o Departamento Jurídico do Sepe atua para que os processos administrativos instaurados pelo município sejam arquivados. “Temos duas grandes preocupações. Precisamos reverter as punições e também restabelecer o pagamentos dos servidores que aderiram à greve”, explicou a dirigente.

Segundo a sindicalista, haverá um grande ato público na próxima quarta-feira para “chamar atenção da sociedade” para os problemas vivenciados pelos servidores da área.

“Vamos convocar a OAB e demais entidades de Direitos Humanos para denunciar a perseguição que os docentes estão sofrendo”, afirma Gesa. O Sepe aguarda agendamento de audiência ainda esta semana com estado e município.

PRAZO DE INSCRIÇÃO

Termina quinta-feira a pré-inscrição do Curso de Formação de Gestores e Fiscais de Contratos para os servidores do Estado do Rio. Interessados devem efetuar o cadastro no site da Rede Logística, em www.redelogistica.rj.gov.br. As aulas vão de 28 de julho a 8 de agosto, das 9h às 13h30. Na página também estarão disponíveis a programação e o material do curso.

CARTA BENEFÍCIO

Os segurados do Previ-Rio têm até quinta-feira para renovar o interesse pela continuidade do pagamento do programa Previ-Rio Bilíngue. É necessário imprimir a carta-benefício. Os lotes de créditos serão liberados de acordo com a quantidade de documentos que forem sendo impressos. No último dia 3, o instituto fez o pagamento do primeiro lote do benefício.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

O Rioprevidência está com inscrições abertas para os cursos da Escola de Educação Financeira. Confira as opções: curso previdência e planejamento da aposentadoria, com data prevista para o dia 28, das 9h às 12h. Palestra do consumo consciente ao planejamento financeiro, previsão para 17 de julho, das 10h às 12h. Em rioprevidencia.rj.gov.br

ARMAS EM SERVIÇO

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6.264/13, que permite policiais em serviço usar revólveres de qualquer calibre e pistolas automáticas e semiautomáticas até o calibre 9mm. As regras devem obedecer aos procedimentos internos de cada corporação. Pelo texto, os policiais terão que se especializar para portar o armamento.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia