Aposentado recebe o 13º em agosto

Pagamento vai sair no dia 25 para quem ganha um salário mínimo

Por bferreira

Brasília - A primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas será paga a partir do dia 25 de agosto. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já trabalha com a data, mas depende da publicação de um decreto autorizando o pagamento.

“Estamos esperando a definição do decreto. A expectativa é que seja feito”, afirmou na segunda-feira o secretário de Políticas de Previdência Social, Benedito Adalberto Brunca.

Quem recebe um salário mínimo será incluído na primeira leva de pagamentos, a partir do dia 25. Já quem tem aposentadorias e pensões maiores receberá a antecipação em setembro.

A Previdência vai liberar metade do benefício. O presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), Warley Martins, lembra que essa parcela será maior, pois não haverá incidência de impostos. “O desconto virá só no fim do ano, quando pagarem a segunda parte”.

O adiantamento dos 50% da gratificação natalina é feito desde 2006, devido a um acordo firmado entre o governo e as entidades representativas dos aposentados e dos pensionistas.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia