Por bferreira

Rio - Australianos lançaram uma bolsa que freia o consumo compulsivo. A iBag envia mensagens de texto para os amigos do gastador quando ele tira a carteira da bolsa.

Criada pelo site Creditcard Finder, um comparador de preços, o modelo é uma bolsa tecnológica que vasculha a quantidade de lojas por perto. Quando o dono se aproxima demais de uma área com muitas lojas, luzes se acendem para tentar impedi-lo de continuar naquela direção.

Bolsa tenta impedir que dono faça compras por impulso acionando alarme e ativando tranca sozinhaReprodução

Se isso não for o suficiente, quando o consumidor tira a carteira da bolsa, a iBag envia uma mensagem de celular para algum amigo ou conhecido, avisando sobre o seu momento compulsivo.

E como se não bastasse, a bolsa também conta com um sistema que detecta qual é o horário em que o dono está mais vulnerável para gastar e aciona as travas, impedindo que a iBag seja aberta.

No entanto, não é preciso se preocupar em passar vergonha na hora de pagar uma conta no banco ou em um restaurante. O sistema da iBag só funciona após a programação do próprio usuário, que pode determinar quais os lugares e momentos em que está mais suscetível a gastar sem necessidade ou por compulsão.

Por enquanto, a bolsa só está à venda pela internet para endereços australianos. O preço é de 199 dólares australianos, ou R$ 420. O principal problema está relacionado ao preconceito embutido nos modelos disponíveis, todos voltados para o público feminino.

Você pode gostar