Mais Lidas

Congresso internacional reúne importantes economistas no Rio

Evento gratuito reúne alguns dos principais pensadores da economia mundial

Por leonardo.rocha

Rio - Entre os dias 18 e 20 de agosto acontece o 2º Congresso Internacional do Centro Celso Furtado, cujo tema será “Um novo desenvolvimento para uma nova democracia”. O colombiano José Antonio Ocampo, da Universidade de Columbia (EUA), e o indiano Deepak Nayyar, da Jawaharlal Nehru University, serão dois dos conferencistas estrangeiros que, junto com brasileiros como Bresser Pereira, Maria da Conceição Tavares, Carlos Lessa, Saturnino Braga, Marcio Pochmann, Enio Candotti e Wilson Cano, entre mais de cem participantes, comporão as 22 mesas de debates no Centro de Estudos do BNDES, no Rio.

José Antonio Ocampo fará a conferência de abertura do evento, na qual abordará o tema principal do Congresso. Nayyar será o conferencista do dia de encerramento, dia 20, e analisará a conjuntura econômica mundial.

Serão abordados ainda temas como a desindustrialização na América Latina; para onde vão os Brics, dilemas do desenvolvimento e da democracia no Brasil do século XXI; e homenagens aos centenários de Ignácio Rangel e Rômulo Almeida, ambos assessores do presidente Getúlio Vargas em seu segundo mandato, que são personagens do livro “Os Boêmios Cívicos – a assessoria econômico-política de Vargas (1951-1954)”, da coleção Pensamento Crítico, editado pelo Centro Celso Furtado sob coordenação de Marcos Costa Lima. Uma das mesas do Congresso será dedicada aos dez anos de morte de Celso Furtado.

No final do segundo dia do Congresso, várias obras serão lançadas num evento simultâneo na livraria Cultura do Centro do Rio, entre elas o livro “Catch up”, de Deepak Nayyar, que será publicado pela Contraponto, em parceria com o Centro Celso Furtado e integrará a Coleção Economia Política e Desenvolvimento. Dois livros sobre Celso Furtado: “Obra Autobiográfica” e “Anos de Formação”, ambos organizados por Rosa Freire d’Aguiar Furtado, presidente do Conselho Deliberativo do Centro. A 13ª edição da revista científica do Centro Cadernos do Desenvolvimento; “Vargas: o Capitalismo em Construção”, organizado por Pedro Dutra Fonseca; “Governos estaduais no federalismo brasileiro: capacidades e limitações governamentais em debate”, coordenado por Aristides Monteiro Neto.

O encerramento do Congresso terá a projeção do filme “Um sonho intenso”, de José Mariani, que conta a história do desenvolvimento brasileiro dos anos 1930 aos dias atuais, com depoimentos de Maria da Conceição Tavares, Carlos Lessa, Celso Amorim, Francisco de Oliveira, Lena Lavinas, Luiz Gonzaga Belluzzo e Ricardo Bielschowsky, entre outros.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia