Por bferreira

Rio - A abertura de postos de trabalho no comércio pode ser alavancada pela contratação de temporários para o fim do ano. Depois do índice registrar saldo negativo no primeiro semestre, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) projeta que 130,6 mil temporários serão admitidos neste fim de ano, um aumento de 0,91% em relação a 2013, quando 129,4 mil profissionais foram contratados.

Para a instituição, o fator sazonal vai impedir que o emprego no comércio feche o ano com saldo líquido negativo na oferta de vagas. A data comemorativa mais esperada pelo setor é o Natal que, ainda de acordo com a CNC, caso não tivesse mais, o comércio encerraria o ano no vermelho.

A entidade espera crescimento de 4% no volume de vendas no Natal e 0,91% no emprego temporário. Em 2012 e 2013, os números foram superiores, com alta de 8,1% e 5,1% nas vendas e de 3,2% e de 2,1% na contratação de temporários, respectivamente.

Entre setembro e novembro, o comércio sempre chama mais empregados do que outros meses do ano. De acordo com as contas da CNC, se as projeções de temporários se confirmarem, entre admissões e demissões, o comércio terá em 2014 um saldo líquido de 99 mil novos postos, o pior resultado anual em pelo menos sete anos.

DIA DOS PAIS

As vendas para o Dia dos Pais aceleraram o comércio em 2,1% na semana entre os últimos dias 4 e 10. Mesmo assim, no fim de semana da data — de 8 a 10 de agosto, houve queda de 0,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A cidade com desempenho mais baixo foi São Paulo, com alta de 1,4% em relação a mesma semana do ano passado. Já no fim de semana da data, as vendas tiveram queda de 1,4% em relação ao mesmo período de 2013.

Para os economistas da Serasa Experian, os fracos resultados das venda dos Dias dos Pais deste ano refletem as adversidades do atual cenário econômico, “marcado por custos mais altos do crediário, inflação elevada e baixo grau de confiança dos consumidores.”

Assaí tem 200 vagas abertas

A rede Assaí Atacadista está com 200 oportunidades de empregos abertas para atuação em todas as lojas do Rio de janeiro. As chances são para diversos cargos, entre eles operador de caixa e repositor.

O processo de seleção será feito na quinta e sexta-feiras, das 8h às 14h, e os interessados devem dirigir-se a uma das três lojas a seguir: Assaí Ceasa, na Av. Brasil, 19.201 (dentro do Ceasa- em Irajá), Assaí Atacadista Niterói, na Rua Benjamin Constant, 263 — Santana ou ainda no Assaí Atacadista Alcântara, na Rua Dr. Alfredo Becker, 605 — em Alcântara. É preciso levar carteira profissional, identidade e CPF.

O Assaí oferece bolsa, cesta básica, assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, restaurante na empresa, vale-transporte, auxílio-funeral, cartão da mamãe e kit enxoval do bebê.

Você pode gostar