Sucesso na carreira: Um bom líder motiva a equipe

Humildade é fundamental para ganhar a confiança da equipe e buscar em conjunto as melhores soluções

Por O Dia

Rio - A ansiedade por resultados em conjunto com a falta de experiência podem resultar na combinação que transforma a tão sonhada primeira chefia em pesadelo. Liderar uma equipe não é fácil e essa tarefa se torna ainda mais complexa quando o gestor é muito jovem.

O problema é agravado por empresas que promovem seus funcionários sem treinamento. Mas a solução é o novo líder ter a iniciativa de contratar um orientador, fazer cursos de liderança ou buscar um gestor mais experiente para ser seu mentor.

Além disso, humildade é fundamental para ganhar a confiança da equipe e buscar em conjunto as melhores soluções. Os resultados são alcançados por todos, então é necessário trocar o “eu” por “nós” e transformar os colaboradores em uma equipe.

Por Janaina Ferreira

PERGUNTA E RESPOSTA

“Tenho 27 anos e assumi meu primeiro cargo de chefia há dois meses. Estou cometendo erros como líder e sinto que a equipe está desmotivada. O que posso fazer para ter sucesso nessa nova posição e ajudar a equipe?”

Marcos, Bangu

Olá Marcos! Nos treinamentos para jovens gestores observo que uma das principais causas dos seus deslizes é a ansiedade. Na pressa por mostrar resultados eles conversam pouco com a equipe e, consequentemente, tomam decisões precipitadas, atingem resultados ruins e, pior, dificultam os relacionamentos dos funcionários.

É bom ter humildade e pedir opinião até quando já se sabe a solução: quando a equipe participa se sente motivada e o líder tem a oportunidade de identificar de onde virão as melhores informações quando ele não souber a resposta.

O time que você assumirá espera melhorias, então não tenha medo de fazê-las. Mas não crie insegurança mudando tudo de uma só vez para colocar do seu jeito. É importante fazer proposições em lugar de imposições: converse e peça a opinião das pessoas antes de cada mudança.

Um líder seguro não tenta fazer tudo sozinho para parecer um super-herói. Ele corre riscos e às vezes erra, demonstra suas emoções e diz “nós” em lugar de “eu” sempre.

Para construir uma equipe eficaz, ensine, dê autonomia para decidirem e apoie a solução de tarefas complexas. Dê feedbacks, avalie e reconheça resultados. Elogie em público, mas faça as críticas em particular. E, quando precisar de novos colaboradores, selecione pessoas competentes.

Seus resultados serão alcançados por meio das pessoas, então incentive a troca de ideias e ouça o que cada uma tem a dizer. Se não participarem das tomadas de decisão, os colaboradores ficarão desmotivados e resistirão às mudanças.

Estabeleça uma relação de confiança tratando as pessoas bem e da mesma forma. Fazer um curso de liderança ajudará você a conhecer suas habilidades,motivações e limitações. Por fim, não se esqueça de alinhar seus planos com seu chefe.

Boa sorte!

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças

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