Clube de vantagem garante desconto que chega a 50%

Iniciativas aliviam bolso dos consumidores e atraem cada vez mais compradores às lojas

Por O Dia

Rio - Os clubes de vantagens são opções para os consumidores que desejam economizar. A prática, cada vez mais comum no comércio varejista e setor de serviços, transforma gastos em pontos para as próximas compras, resultando em descontos de até 50%. Além de fazer bem ao bolso dos clientes, as empresas usam as promoções para atrair e fidelizar os consumidores.

Renata Santana, aluna da academia de lutas Team Nogueira, faz parte do clube de vantagens da unidade Cachambi da rede. Ela tem descontos em lojas de produtos naturais e para ingressos de competições. Os abatimentos variam de 20% a 50%. Renata garante que que os descontos aliviam o orçamento.

“A loja que dá desconto, por meio da academia, ganhou mais uma cliente. Eu compro produtos que talvez não levaria sem o clube de vantagens”, diz a aluna de 43 anos. Além das empresas de serviço, as de varejo também apostam na prática. A professora Ayla Rodrigues, 26 anos, participa do clube da loja de roupas Renner e ganha 10% de desconto em cada compra que faz.

“Ao colocar as contas na ponta do lápis percebemos que ajuda muito. Quando faço compras com muitas peças recebo um abatimento expressivo”, afirma a moradora da Tijuca. Ela acrescenta, ainda, que esse é um dos motivo para frequentar o estabelecimento: “Sabendo que vou pagar menos, eu prefiro comprar na loja com mais frequência.”

Renata Santana%2C aluna da academia de lutas Team Nogueira%2C faz parte do clube de vantagens e ganha descontos em lojas e em ingressos para competiçõesAlexandre Vieira / Agência O Dia

A varejista C&A também oferece vantagens. As compras feitas nas lojas com o cartão de crédito da rede são convertidas em pontos. A cada R$ 1, o cliente ganha dois pontos. O bônus pode ser usado depois de três meses para descontos e brindes em qualquer loja.

Já no supermercado Extra, 3,6 milhões de pessoas se inscreveram no clube de vantagens em apenas cinco meses. Os clientes podem adquirir produtos de 10% a 40% mais baratos, dependendo da promoção.

Outro sistema que o supermercado oferece é o programa de pontos, que rende descontos por meio de vales compra.

No setor de telefonia, a Vivo é uma das empresas com o programa mais antigo. Diretora da empresa de grafologia Dom Graphei, Luciana Boschi já conseguiu mais de cinco aparelhos celulares trocados por meio do sistema de pontos da operadora. “É uma importante recompensa, já que o valor que eu gasto se transforma em ganho”, explica a especialista em estudo da grafia. Ela ainda usa o programa de milhagens da empresa aérea TAM e conta já ter trocado pontos por produtos e descontos em voos.

Já a operadora Oi tem clube diferenciado. No lugar de descontos, a empresa troca pontos por conteúdos de entretenimento, como jogos, toques, protetores de tela e vídeos. A loja Boticário lançou o a sua versão na última semana. “A tendência de personalização de serviços costura essa troca.

Uma vez promovido o cadastro no site, combinamos informações de compra nas lojas, no e-commerce e nas pesquisas em nossos portais para oferecer consultoria personalizada”, explica Ana Ferrell, diretora de Branding & Comunicação da empresa de cosméticos.

SERVIÇO
TEAM NOGUEIRA
Oferece descontos em outras academias, ingressos para campeonatos e lojas de produtos naturais. A unidade fica na rua Garcia Redondo 163, Cachambi, Zona Norte. Para mais informações, acesse site do estabelecimento: www.teamnogueiracachambi.com.br.

BOTICÁRIO
Além do programa de pontos da empresa, o Clube Viva possui um ambiente próprio para cada cliente. No endereço (clubeviva.boticario.com.br), dá para consultar o extrato de pontos, simular descontos, conquistar prêmios e acessar conteúdos personalizados.

VISA
A operadora de cartão de crédito também oferece vantagens, como descontos em empresas parceiras, consultoria virtual sobre moda e promoções. Veja mais no site da empresa www.clubedevantagensmeucartao.com.br/vantagens.

OI
O clube de vantagens da Oi é um serviço de assinatura mensal, com renovação automática. O cliente recebe, mensalmente, dez créditos para trocar por conteúdos de entretenimento e personalização do seu Oi: jogos java, toques MP3, toques monofônico e polifônico, papéis de parede, protetores de tela e vídeos. Para mais informações acesse: www.oi.com.br/clubeoi .

SODEXO
As vantagens online reúnem parceiros de lojas e-commerce com promoções, ofertas e descontos exclusivos para usuários dos cartões de alimentação Sodexo. Veja como se cadastrar no link www.sodexoclub.com.br/clube-de-vantagens.

EXTRA
Os clientes do Clube Extra podem adquirir produtos de 10% a 40% mais baratos, dependendo da promoção. Outro sistema que ganha cada vez mais a aprovação são os pontos do programa, que rendem descontos por meio de vales compra. Para participar acesse www.extra.com.br/clubeextra.

C&A
Os clientes do cartão C&A Bradescard fazem parte do programa de recompensas com descontos e brindes. Basta ter o cartão e se cadastrar no site do sistema www.abusedasrecompensas.com.br.

RENNER
Os consumidores da loja recebem descontos de até 10% na compra de outras peças, além de presentes. Veja em www.clubedevantagensrenner.com.br/regulamento.

‘É importante fidelizar os clientes’

Para Ricardo Macedo, especialista em Marketing, com a competição que ocorre no varejo, todos os diferenciais fazem parte do sucesso do negócio. Segundo ele, os clubes de vantagens são importantes elementos de fidelização.

“É importante que se ofereça ao cliente uma moeda de troca. Todos gostam de se sentir únicos e é isso que acontece quando a empresa dá descontos e presentes”, explica.

Ele acrescenta, ainda, que os consumidores estão mais exigentes, então é preciso prendê-los: “A oferta é enorme. Hoje temos o e-commerce, onde há todos os produtos que uma pessoa precisa. O apelo das lojas físicas diminuiu muito. Então é necessário chamar o cliente para o estabelecimento.”

As vendas, de acordo com o especialista, podem aumentar até 10% depois de uma lançamento do clube de vantagens. “O retorno imediato é muito positivo. Quando o consumidor sabe que vai receber algo ‘de graça’, ele se anima, compra e ainda faz publicidade boca a boca, alavancando as vendas”, assegura Macedo.

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