Estado paga até outubro bônus para 20 mil servidores da Educação

Adicional será depositado na conta de funcionários de 402 unidades escolares que alcançaram as metas estipuladas

Por O Dia

Rio - A Secretaria Estadual de Educação paga até o próximo mês bônus para 20 mil servidores, dos 90 mil funcionários da pasta, de 402 unidades escolares que alcançaram as metas do setor. O adicional corresponde de meio a três salários-base do servidor.

A secretaria esclareceu que aguardava, para fazer o pagamento, apenas a divulgação, pelo Ministério da Educação, do Indicador de Fluxo Escolar (obtido por meio da Taxa de Rendimento Escolar — aprovação, reprovação e abandono) oficial do ano passado. Serão gastos cerca de R$ 68 milhões com os servidores. De acordo com a Secretaria de Educação, ainda não é possível informar a data correta do pagamento do benefícios devido às etapas burocráticas.

O valor a ser pago aos profissionais do setor varia de meio a três salários-baseDivulgação

As regionais que mais se destacaram foram Serrana II (Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, entre outros), com 75% das unidades escolares atingindo metas e Noroeste Fluminense (Aperibé, Bom Jesus de Itabapoana, Italva, Itaocara, Itaperuna,entre outros), com 61% dos colégios premiados.

A pasta esclareceu ainda que, de acordo com as regras pré-estabelecidas, 66 professores não terão direito à remuneração variável por terem prejudicado as avaliações diagnósticas (Saerjinho). Outros 2.954 docentes também não ganharão por que não lançaram as notas dos alunos no sistema.

Cerca de 10.500 funcionários receberão entre 1,5 e dois salários-base. Outros dois mil servidores entre dois e 2,5 salários-base; 4.500 ganharão entre um e 1,5; 2.500 receberão meio salário a mais; e aproximadamente 500 serão beneficiados com 2,5 ou três salários-base.

Segundo a Secretaria de Educação, no ano passado, 387 escolas foram contempladas, com total de 18.500 servidores e investimento de R$ 60 milhões. O pagamento refere-se sempre às metas atingidas no ano anterior. Já em 2012, 14.500 funcionários de 305 colégios receberam o adicional.

Últimas de _legado_Economia