Sucesso nos negócios: Qual segmento escolher?

Existem muitas opções de negócios, mesmo assim, o foco e a determinação são os principais ingredientes do sucesso

Por O Dia

Rio - Os novos empreendedores ficam em dúvida sobre qual especialização seguir. Existem muitas opções de negócios, mesmo assim, o foco e a determinação são os principais ingredientes do sucesso. Por exemplo, a pessoa que quer abrir um restaurante deve ter em mente questões básicas: qual tipo de comida vai servir? vai abrir para o almoço? Será um espaço clássico ou contemporâneo? qual é o seu público-alvo?

As respostas fazem parte de um Plano de Negócios e darão o direcionamento necessário para a criação do novo espaço. Para se diferenciar e surpreender, é preciso ser criativo na iniciativa.

Algumas dicas: pensar em criar linhas personalizadas customizadas para festas ou fornecer para ambientes corporativos, entre outras. Saiba mais abaixo.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Gostaria de investir em uma loja de bombons, mas vi que já há muitas no mercado. Devo procurar outro tipo de negócio? O que posso fazer para me diferenciar?”

Letícia, Tijuca

Prezada Letícia, o mais importante é identificar o modelo de negócio que você deseja atuar. Por exemplo: quer vender pela internet? Ou quer ter uma loja física em ponto de rua, shopping ou quiosque? Ou quer oferecer seu produto por meio de distribuidores?

Dentro de um único segmento, que no seu caso é o de alimentos, podem existir diversos modelos. E para isso, é preciso intensificar o seu exercício de pesquisa e verificar se a ideia pode se transformar numa oportunidade.

Quanto ao mercado concorrente, é interessante destacar que brigadeiro não é um produto de comparação, ou seja, o cliente não quer pesquisar de loja em loja para decidir pela compra. A decisão é feita com base na recomendação, na experimentação ou pelo impulso. Logo, é importante você fidelizar o consumidor, que pode fazer a propaganda boca a boca. E, se optar por loja, deve escolher local com boa circulação e, preferencialmente, poucos concorrentes.

Você deve, inclusive, ampliar o foco para além da concorrência direta, pois indiretamente estará vendendo presentes. Nesse raciocínio, até mesmo uma loja de cosméticos poderá ser um concorrente indireto. Uma caixa de bombons ou brigadeiros finos concorre com kits de banho, por exemplo.

Outro ponto fundamental é conhecer o seu cliente, saber onde está e o que deseja. Para se diferenciar e surpreender, é preciso ser criativo, desde o momento da elaboração até a entrega do produto. Para identificar todos esses pontos é importante fazer um Plano de Negócios. Podemos lhe ajudar neste planejamento e também em outras etapas da construção do seu negócio, por meio de consultorias. Também é importante investir em capacitação. Temos cursos on line (www.ead.sebrae.com.br) ou presenciais. Mais informações: 0800 570 0800 ou www.sebrae.com.br/uf/rio-de-janeiro.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

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