Por adriano.araujo

Rio - Estudar para concurso já é difícil, mas sozinho pode ser mais ainda. A recomendação é sempre buscar ajuda, seja presencial ou online.

Em uma sala de aula é possível conhecer os seus “concorrentes” e trocar experiências. Além disso, com um professor explicando e exercitando as questões, o conteúdo é aprendido de forma mais fácil.
Mas lembre-se: verifique sempre o histórico da instituição, seja online ou presencial. Analise se existem muitas reclamações e o que os alunos estão comentando sobre as escolas.

Uma dica é consultar as redes sociais, como o Facebook, para colher opiniões.
Também não esqueça de fazer questões antigas. Esse hábito vai deixar você mais íntimo da banca. Veja mais dicas abaixo.

PERGUNTA E RESPOSTA

Por Cláudia Jones

"Estou pensando em ingressar na carreira pública e prestar um concurso o mais rápido possível. Qual é a melhor maneira para estudar e qual curso preparatório eu deveria procurar? ” Jamile, Botafogo

Jamile, estudar para concurso público é um processo que depende de muita dedicação. Costumo dizer, em muitos casos, que é um projeto de vida. Mas o curso preparatório é fundamental nesse processo, pois ali você terá contato com professores especializados, com os seus “concorrentes”, que sempre estarão estimulando o seu conhecimento. Na sala de aula, você vai economizar tempo, porque eles apresentam a matéria de forma concisa e dirigida para os concursos. E, com a era digital, você pode optar por um online.

Estudar já é difícil, ainda mais sozinha, podendo te atrasar ainda mais! Já um curso preparatório vai te proporcionar uma outra visão do processo e poderá acelerar seus estudos. Porém, é essencial estudar muito, independentemente da instituição.

Mesmo assim, muita atenção! Verifique sempre o histórico do curso, seja online ou presencial. Analise se existem muitas reclamações e o que os alunos estão comentando sobre as escolas.
Um bom lugar para se ter uma ideia se a instituição é confiável ou não são as redes sociais, mais precisamente o Facebook, pois lá você saberá de que forma os alunos estão se relacionando com o curso e vice-versa. Existe ainda o site do Reclame Aqui. Ali, você terá uma ideia das reclamações.

Não se esqueça nunca de que você, como candidata, deve ter o compromisso com a sua aprovação e, dessa forma, ter sempre em mente a busca constante para o seu aperfeiçoamento e por resultados cada vez melhores.

Tenha na cabeça a máxima de que você deve estudar até passar e não para passar. Aproveite ao máximo as informações adquiridas na aula e treine-as, por meio de questões. Isso servirá para acelerar o processo de aprovação e para observar a similaridade de disciplinas nas provas do concurso que você escolher.

Bons estudos!

?Cláudia Jones é jornalista do site Questões de Concursos

Você pode gostar